BNews Nordeste

Justiça Eleitoral suspende pesquisa Ibope que seria divulgada pela TV Sergipe

José Cruz/Agência Brasil
Bnews - Divulgação José Cruz/Agência Brasil

Publicado em 12/11/2020, às 20h01   Fernanda Souto / AjuNews


FacebookTwitterWhatsApp

A pesquisa do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) que seria divulgada pela TV Sergipe, afiliada da Rede Globo no estado, registrada sob número SE-05332/2020, foi suspensa pela Justiça Eleitoral, nesta quinta-feira (12). Segundo a decisão assinada pela juíza Eliane Cardoso Costa Magalhães, em caso de descumprimento, a emissora pode pagar uma multa diária de R$ 5 mil até o valor máximo de R$ 150 mil.

Para a juíza,  há incoerência nos dados em relação à renda familiar dos entrevistados.

“A fumaça do bom direito se encontra presente em face da documentação acostada, vez que dentre os argumentos que fundamentam a inicial, destaca-se: “RENDA FAMILIAR: Até 1 salário mínimo: 24%; Mais de 1 a 2 salários mínimos 23%; Mais de 2 a 5 salários: 21%; Mais de 5 salários-mínimos: 25%. Ou seja, ao realizar o devido somatório dos índices dispostos, a soma das variáveis não alcança a percentagem de 100%, havendo, portanto, um erro estatístico. Neste sentido, existe uma incongruência em relação aos percentuais estatísticos apresentados, o que pode desabonar o resultado da pesquisa”, indicou a magistrada na decisão.

A juíza também determinou que o Ibope e a TV Sergipe sejam notificados por e-mail para cumprir a decisão. Ambos têm o prazo de 48 horas para a apresentação de defesa.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp