BNews Nordeste

Defesa Civil descarta possibilidade de tsunami em Aracaju

Divulgação
A Defesa Civil esclareceu ainda que há possibilidade remota e longínqua de transição, mas que esta pode até vir a regredir  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 17/09/2021, às 09h46   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Defesa Civil de Aracaju (SE) afirmou não há possibilidade de ocorrência de tsunami na cidade, em virtude da mudança de categoria de risco do vulcão Cumbre Vieja, localizado na ilha de La Palma, na costa do continente africano.

O assunto viralizou nas redes sociais nesta quinta-feira (16) após autoridades espanholas elevarem para o nível amarelo o alerta de erupção do vulcão, o que supostamente provocaria um tsunami capaz de atingir as Américas, com maior impacto no Norte e Nordeste do Brasil.

Em nota, a Defesa Civil explicou que o vulcão passou da categoria verde (1) para amarela (2) e que, no momento, ainda não apresenta risco de erupção iminente. A Defesa Civil esclareceu ainda que há possibilidade remota e longínqua de transição, mas que esta pode até vir a regredir.

Salvador 

O diretor da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo, ressaltou que a chance de um tsunami, provocado por uma erupção no litoral da África, atingir a Bahia, incluindo a capital, é pequena. Em entrevista ao BNews, ele comparou o evento a ser atingido por um raio na cabeça.

"Há a possibilidade do fenômeno vulcânico, mas pra essa possibilidade se desdobrar em problema maior e chegar à costa de Salvador e atingir casas, é muito distante", disse Macêdo. A notícia do tsunami foi divulgada pelo jornal Correio nesta quinta. Apesar do alarde, a própria matéria ressalta que a possibilidade é considerada remota. 

Matéria relacionada:

Especialista diz que chance de tsunami é remota, mas alerta para necessidade de investir em monitoramento: 'Somos vulneráveis'

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp