BNews Nordeste

Acusado de stalkear jornalistas e influenciadores com mensagens de cunho sexual é preso

Divulgação / Polícia Civil
Para iniciar as conversas, ele usava o nome de jornalistas conhecidas da capital  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Polícia Civil
Bruno Guena

por Bruno Guena

[email protected]

Publicado em 10/05/2023, às 10h41


FacebookTwitterWhatsApp

Um jovem, de 20 anos, acusado de estalkear (perseguir) pela internet várias mulheres, entre elas jornalistas e influenciadoras foi preso, na manhã desta quarta-feira (10), em Teresina (PI). O crime é conhecido como "stalking".

De acordo com o delegado Humberto Mácola, o suspeito utilizava as redes sociais para se aproximar das vítimas e, a partir daí, enviava mensagens com conteúdo sexual e ofensivo. Para iniciar as conversas, ele usava o nome de jornalistas conhecidas da capital.

O crime de "stalking" (perseguição, em inglês) digital se configura por uma perseguição reiterada, de maneira obsessiva, tanto no ambiente físico como no virtual. O perseguidor expressa inveja, ciúmes, paixão obsessiva, e se torna uma ameaça à integridade física ou psicológica da vítima, restringindo a liberdade ou a privacidade dela. O autor liga várias vezes, envia muitas mensagens, faz diversos comentários nas redes sociais e cria perfis falsos para fugir de eventuais bloqueios.

A investigação do caso iniciou após várias denúncias contra o acusado que chegaram à Delegacia de Repressão e Combate aos Crimes de Informática. Ele foi detido em sua residência, na Zona Norte de Teresina.

No quarto do suspeito, os policiais acharam o celular e um computador dele, que tinham provas e registros das conversas dele com as vítimas. O jovem confessou o crime. Informações do G1.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp