BNews Nordeste

Audácia: Criminosos fazem 'promoção' para não assaltar moradores e comerciantes

Reprodução / Google Street View
Segundo denúncias, a polícia não demonstrou muito interesse em investigar a "promoção"  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Google Street View

Publicado em 28/09/2022, às 09h18   Redação



A audácia dos criminosos parece não ter limite. Um caso no povoado Taboca do Pau Ferrado, na Zona Rural de Teresina (PI), tem tirado a paz de moradores e comerciantes da região. Segundo as vítimas, os bandidos ‘lançaram uma promoção’ na região. Os moradores pagam ‘mensalidade' de R$ 250 para serem assaltados.

Uma vítima entrevistada pela reportagem da TV Clube, que não quis se identificar, relatou que teve seu comércio roubado, acumulando um prejuízo de R$ 15 mil. Entre os itens levados estão: uma televisão de 65 polegadas, aparelho de som, notebook, um aparelho de vídeo game e outros.

"Uma pessoa que tem contato com eles [criminosos] me procurou. Mas eu não vou ficar refém de bandido. Foi essa resposta que eu dei pra eles. Muitos aqui já estão pagando. Quer dizer, já estamos entrando num quadro aqui que a polícia não vai mais controlar", afirmou a vítima.

A reportagem informou que tentou contato com o secretário de segurança do Piauí e o delegado geral sobre o problema, mas nenhum dos dois quis gravar entrevista ou se pronunciar a respeito.

Em nota, a Polícia Civil informou que tem feito diligências para identificar os autores desses crimes e vai organizar uma operação específica para prender os autores e os receptadores dos bens furtados e roubados.  Além disso, afirmou também que vai determinar à Gerência de Polícia Metropolitana que verifique o que realmente foi noticiado na delegacia da área.

Os principais alvos dos criminosos são os comerciantes da região. Uma outra vítima registrou um boletim de ocorrência, mas segundo relatado, a polícia não demonstrou muito interesse com o caso. Apesar das denúncias sobre a mensalidade para os criminosos, os moradores da região afirmam que a situação está cada vez mais fora de controle.

De acordo com os moradores, nos últimos seis meses a insegurança no local só aumentou. Um outro comerciante que também foi vítima das ações criminosas e não quis se identificar, contou que após o roubo uma pessoa fez a oferta dessa mensalidade para ele.

"Infelizmente a oferta foi feita pra mim, mas a gente já paga tanto imposto no dia a dia e a gente pagar mais uma taxa dessa para não ser roubado por eles mesmo, aí dá até vontade de desistir do comércio e procurar outro ramo de atividade", lamentou.

No povoado Taboca do Pau Ferrado, segundo a reportagem, alguns empresários do ramo já fecharam seus negócios ou se mudaram do local. Os que ainda ficaram já estão pensando em ir embora.

"É muito triste, porque a gente luta para conseguir nossos bens. Inclusive, nós já fizemos um grupo daqui, nós todos, para quando um não tiver no seu estabelecimento, para dar apoio para o outro. Meu vizinho aqui do lado ele já vai vender, porque não suporta mais. A outra também está no mesmo caminho, e provavelmente eu vou tomar a mesma decisão", lamentou a vítima.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp