BNews Nordeste

Bolsonarista lidera corrida à prefeitura de Fortaleza, indica Paraná Pesquisa

Divulgação
Ao todo, a pesquisa analisou oito cenários estimados. Em nenhum deles. o atual prefeito José Sarto não lidera em nenhuma dos seis panoramas em que o seu nome é citado  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 17/01/2024, às 13h40 - Atualizado às 14h59


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-deputado federal Capitão Wagner (UB) aparece como favorito para a eleição deste ano para a prefeitura de Fortaleza. É o que diz um levantamento do Instituto Paraná Pesquisa divulgado nesta quarta-feira (17).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados, o bolsonarista aparece com 6,9% das intenções de voto. Em seguida, com 3,8%, aparece o atual prefeito José Sarto, que conta com o apoio do senador Cid Gomes. Na terceira colocação, o ex-prefeito da capital cearense Roberto Cláudio, com 3,1%. Não souberam ou não responderam somaram 73,9%, Branco ou Nulo atingiram 6,9%.

No primeiro cenário da estimulada, quando os candidatos são apresentados, Capitão Wagner lidera com 38,5% das intenções de voto. Na segunda colocação está José Sarto, com 21,8%. Ainda na disputa aparecem o deputado federal André Fernandes (PL), com 9,1%; o deputado estadual Evandro Leitão (PT), com 6,5%, e o senador Eduardo Girão (Novo), com 5,3%.  Neste cenário, os que iriam votar em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos somaram 10,3% e não sabem ou não responderam são 6,3%.

No segundo cenário da estimada, quando o nome da ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), é citado, Capitão Wagner segue liderando com 35,6%. Em seguida, aparece a petista com 20,6%, e José Sarto na terceira colocação com 17,5%. Fernandes aparece com 9,3% e Girão com 4,8%.

Ao todo, a pesquisa analisou oito cenários estimados. Em nenhum deles o atual prefeito José Sarto não lidera em nenhuma dos seis panoramas em que o seu nome é citado. Apesar disso, o gestor não é o candidato avaliado com maior rejeição ao pleito, que, segundo a pesquisa, está em 23%, na terceira colocação. Luizianne Lins apresenta a maior negativa do eleitorado, com 30,6%. Ela é seguida por Capitão Wagner, com 26,9%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n º CE
00352 2024. Para realizar a pesquisa, o Instituto Paraná Pesquisas entrevistou 800 eleitores, com 16 anos ou mais, entre os dias 11 e 16 de janeiro de 2023. O grau de confiança é de 95% e a margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp