BNews Nordeste

Cadela fica ferida após enfrentar onça que fugiu de Parque Zoobotânico; saiba detalhes

Divulgação/Semar
A onça havia fugido do parque na última sexta (3), na cidade de Teresina, Piauí  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Semar

Publicado em 06/02/2023, às 18h23   José Ivan Neto


FacebookTwitterWhatsApp

Uma cadela, apelidada de Lupita, enfrentou a onça parda que fugiu do Bioparque Zoobotânico de Teresina, Piauí, após o felino entrar no quintal da casa onde reside o animal de estimação. O embate ocorreu na noite deste último sábado (4), quando a onça invadiu a casa de Marilene Oliveira. 

A dona de casa informou que Lupita e os outros cachorros que moram com Marilene começaram a latir muito durante a noite em que a onça estava solta. Em seguida, após o felino invadir a casa, os cachorros expulsaram a onça e a perseguiram por algumas ruas. 

Na briga, Lupita sofreu um ferimento na região da cabeça, mas segundo os donos, passa bem. Além dos animais de estimação, Marilene, em conjunto com o sobrinho, utilizou uma moto para assustar o animal, usando o barulho do motor e os faróis do veículo para amedrontar a onça. 

Ainda na noite de sábado (4), o felino foi capturado, mas acabou morrendo momentos depois, na madrugada de domingo (5). O BioParque informou que a onça irá passar por necropsia no Hospital Veterinário Universitário da UFPI, onde será determinada a causa da morte do animal. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Leia a nota do Bioparque Zoobotânico na íntegra

Vimos a público prestar informações essenciais para uma mulher compreensão dos fatos relativos a fuga da onça suçuarana, que tinha o nome de "Menino".

Importante todos saberem que a situação sempre esteve sob controle do Batalhão da Polícia Ambiental e da equipe do Bioparque, composta por veterinários, biólogos e tratadores, que em nenhum momento perderam de vista o animal e o monitoraram sem que houvesse qualquer risco para a sociedade, desde o momento da sua fuga até o seu resgate.

O objetivo principal sempre foi o de garantir a segurança da população e ao mesmo tempo resgatá-lo com vida, o que foi plenamente alcançado, uma vez que "Menino" foi resgatado da forma mais adequada para a sua sobrevivência.

Após o seu resgate com vida, foi levado para um recinto, continuando o seu monitoramento pela equipe de veterinários e biólogos, que constataram algum tempo depois que o mesmo não estava bem, iniciando os procedimentos médicos-veterinários, que infelizmente não impediram o seu óbito, por motivos que ainda estão sendo analisados através da necropsia.

Após o óbito, "Menino" foi levado imediatamente para o Hospital Veterinário da Universidade Federal do Piauí, sendo iniciados no mesmo momento os trabalhos de necropsia. Qualquer informação sobre as causas do seu óbito, antes da conclusão da perícia, seriam mera especulação, uma vez que os trabalhos de necropsia ainda não foram concluídos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp