BNews Nordeste

Câmeras de vigilância são instaladas dentro de banheiro de escola pública: 'Qualquer pessoa pode ver'

Ilustrativa/Pixabay
Segundo estudante, câmeras ficam apontadas para a parte de dentro das cabines dos banheiros  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa/Pixabay

Publicado em 24/10/2024, às 08h05   Victória Valentina



Uma aluna da Escola de Referência em Ensino Médio (Emrem) José de Lima Júnior, na cidade de Carpina, no interior de Pernambuco, denunciou a instalação de câmeras de vigilância dentro dos banheiros dos estudantes. Em relato enviado ao g1, a jovem afirmou que qualquer pessoa que entrar na sala da direção da instituição pode assistir às imagens.

As câmeras foram posicionadas tanto no banheiro masculino quanto no feminino. Segundo os alunos, os equipamentos gravam imagens de dentro dos ambientes — o que é proibido por lei, por violar a intimidade e a privacidade das pessoas que frequentam os vestiários.

Conforme relato da jovem, colegas, pais e responsáveis já reclamaram sobre a situação, mas a diretoria da unidade de ensino se recusa a debater sobre o assunto.

“Fizeram uma reforma na escola. Antes, as câmeras dentro do banheiro eram viradas para frente, e as cabines eram fechadas com a porta até em cima. Agora, a porta vai até a metade, e a câmera mostra uma parte de dentro das cabines”, contou a jovem ao g1.

Ainda de acordo com a estudante, as imagens são exibidas em uma tela que fica dentro da diretoria. Por conta disso, qualquer pessoa que entrar no local pode ver as imagens geradas pelo sistema, inclusive as que são gravadas nos banheiros. 

"No banheiro das meninas, a câmera fica apontada para as cabines. E quem olha as imagens consegue ver a cabeça das meninas, pelo menos da primeira e da segunda cabine"relatou.

A Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco ainda não se posicionou sobre a situação da escola em Carpina.

A escola estadual tem 548 alunos e 48 professores no ano letivo de 2024.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)