BNews Nordeste

Cartório se recusa a registrar criança com duas mães, e mulheres conseguem comprovar direito na Justiça

Foto de Alex Pasarelu na Unsplash
Justiça cearense reconhece dupla maternidade após recusa em registro civil  |   Bnews - Divulgação Foto de Alex Pasarelu na Unsplash

Publicado em 06/02/2024, às 19h52   Cadastrado por Marco Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Casadas desde 2018, e após enfrentarem a recusa de um cartório de registro civil em Sobral, duas mulheres conseguiram na Justiçacearense o reconhecimento de dupla maternidade do primeiro filho, fruto de uma inseminação caseira. A informação é do portal G1.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Após uma batalha legal, a sentença favorável foi emitida em dezembro de 2023, garantindo o ajuste no registro civil do menino para incluir ambas as mães.

Para o defensor Pedro Aurélio Ferreira Aragão, responsável pela ação, a parentalidade deve refletir a realidade familiar, independentemente do método de concepção. 

Podem constar três mães, dois pais ou apenas duas mães, ou seja, da forma que se compõe a família, desde que seja real, por isso o processo inicial é avaliar se existe uma realidade que justifique o reconhecimento da parentalidade”, disse Pedro Aurélio, em nota. 

Antes registrado apenas com o nome da mãe biológica, no início de 2024 o menino teve o registro civil ajustado, onde constam as duas mães. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp