BNews Nordeste

Cidade do Ceará registra tremores de terra na madrugada e manhã deste sábado

Laboratório Sismológico da UFRN
Os tremores de terra foram sentidos e ouvidos pelos moradores da região  |   Bnews - Divulgação Laboratório Sismológico da UFRN

Publicado em 06/08/2022, às 12h56   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O município cearense de Alcântaras, situado a 261 km da capital Fortaleza, registrou dois tremores de terra na madrugada e na manhã deste sábado (6).

Segundo informações do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o primeiro registro ocorreu por volta das 4h54, commagnitude preliminar calculada em 1,7. Já o segundo ocorreu às 6h17 e teve magnitude preliminar de 1,6.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Sobral, Rinaldo Nogueira, os dois eventos foram sentidos e ouvidos por moradores da região da Serra da Meruoca e também no próprio município.

O último evento do tipo registrado no estado ocorreu no dia 5 de julho, no município de Meruoca, e teve sua magnitude preliminar calculada em 1, 7.

Conforme o Laboratório da UFRN, os tremores de terra são comuns no Ceará e são causados por fossas subterrâneas que estão constantemente em atividade sismológica. Elas são ligadas ao encontro das placas tectônicas no Oceano Atlântico, que ligam a América do Sul ao continente africano.

Além disso, de acordo com a instituição, os tremores também podem estar relacionados à atividade sismológica das placas tectônicas.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp