BNews Nordeste

Eleições 2022: Em meio a pré-candidaturas indefinidas, confira os postulantes ao governo do Ceará

Tatiana Fortes/Gov Ceará
Indefinição de candidatos marca as eleições ao governo do Ceará em 2022  |   Bnews - Divulgação Tatiana Fortes/Gov Ceará

Publicado em 02/06/2022, às 05h00 - Atualizado às 05h15   Osvaldo Barreto


FacebookTwitterWhatsApp

 A disputa entre os postulantes à cadeira de governador do Palácio da Abolição, no Ceará, ainda está indenfinida. Apenas três partidos lançaram oficialmente pré-candidatos até o momento, o União Brasil, o UP e o Psol. 

Leia também:
Sobe para 107 número de mortes confirmadas em Pernambuco

Após denúncia, MPF vai apurar suposta agressão a dois jovens durante abordagem da PRF

A atual governadora, Izolda Cela de Arruda Carvalho (PDT), que assumiu após a saída de Camilo Santana (PT), para disputa ao Senado, não confirmou ainda seu nome para uma possível disputa à reeleição. Assim como, o Partido dos Trablahadores (PT) ainda não apresentou nenhum nome oficialmente. 

Os candidatos ao governo do Ceará podem ser indicados pelas legendas até 5 de agosto, quando termina o prazo para a escolha dos representantes. O registro das candidaturas deve ser feito até 15 de agosto.

Saiba quem são os possíveis pré-candidatos ao governo do Ceará:

Adelita Monteiro (Psol)

O Psol lançou a pré-candidatura da comunicadora Adelita Monteiro. Natural de Limoeiro do Norte (CE), ela iniciou sua atuação política durante a adolescência, quando ajudava nas pastorais de juventude. Ela é uma das fundadoras do PSOL no estado e atual secretária-geral da legenda. 

Capitao Wagner (União Brasil)

Apesar do União Brasil ter candidatura própria à presidência da República (Luciano Bivar), o deputado federal licenciado, Capitão Wagner, tem o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL). Natural de São Paulo, Wagner é bacharel em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar de Fortaleza. Ele liderou o movimento de paralisação da Polícia Militar e Bombeiros no Ceará, no fim de 2011. Nas eleições de 2012, foi o vereador mais votado de Fortaleza e, em 2014, o deputado estadual mais votado do Ceará.

Izolda Celta (PDT)

Atual governadora do Estado, ela é a primeira mulher a governar o Ceará na história. Ela assumiu o cargo após a renúncia de Camilo Santana (PT), que vai concorrer a uma vaga no Senado. Contudo, o nome dela ainda não está definido pelo partido. A disputa no PDT segue intensa, a atual governadora tem o apoio de PT, PMDB e PP. Contudo, mais três nomes dentro do partido querem disputar a eleição: o deputado federal Mauro Filho (PDT); o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão (PDT); e o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT).

Serley Leal (Unidade Popular pelo Socialismo)

Fundador do partido, ele foi escolhido como pré-candidato às eleições do Ceará. Serley tem 40 anos, nasceu em Iguatu, interior do Ceará, e mudou-se para Fortaleza quando tinha 15 anos. Ele é bancário concursado e Gestor em Finanças. Em 2020, foi vice-candidato à prefeitura de Fortaleza, na chapa com a professora Paula Colares.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp