BNews Nordeste

Estados do Nordeste têm agrotóxicos detectados na água consumida; saiba detalhes

Pedro França/Agência Senado
Especialistas veem com preocupação mistura de agrotóxicos presentes na água para a saúde huana  |   Bnews - Divulgação Pedro França/Agência Senado

Publicado em 16/10/2023, às 09h46   Cadastrado por Daniel Brito


FacebookTwitterWhatsApp

De forma misturada, 27 diferentes tipos de agrotóxicos foram detectadados na água consumida por parte da população de 210 municípios brasileiros, entre eles de estados do Nordeste.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

As informações são de um cruzamento de dados realizado pela ONG Repórter Brasil, utilizando informações do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), do Ministério da Saúde, com testes feitos em 2022.

Entre os estados que tiveram o "coquetel" de agrotóxicos detectado na água, estão a Bahia e o Ceará. No segundo caso, a capital Fortaleza figura entre as cidades onde os materiais foram encontrados na rede de abastecimento da Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece).

Apesar de a maioria dos exames detectar uma concentração dentro do limite avaliado como seguro pelo Ministério da Saúde para cada substância sozinha, especialistas veem com preocupação a mistura de diferentes pesticidas. Segundo afirmam, essa combinação pode gerar consequências ainda desconhecidas ao organismo humano.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp