BNews Nordeste

Família alega suposto descaso médico após morte de criança de sete meses

Unsplash/Divulgação
Atendimento médico indicou que criança, que estava com sintomas gripais, não precisava fazer raio-X  |   Bnews - Divulgação Unsplash/Divulgação

Publicado em 23/09/2022, às 08h21   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Uma criança de sete meses morreu, no último dia 12 de setembro, após ter enfrentado uma suposta negligência médica. É o que apontam os pais do bebê, moradores da Praia do Préa, em Cruz, litoral do Ceará. A garota teria ido a óbito após ser encaminhada uma unidade do Programa Saúde da Família (PSF) do município e transferida para um hospital de Acaraú, segundo informações do g1. 

Em função do desenrolar dos fatos, a família registrou boletim de ocorrência e comunicou que tentará acionar a Justiça com um processo formal. A cronologia dos fatos começou no dia 10 de setembro, quando os pais buscaram atendimento médico. Segundo o pai, Francisco José da Silva, um médico “examinou a criança e viu que tinha a necessidade de ser batido um raio-X”.

Por causa disso, o exame foi agendado para o dia 12. "Na segunda, a minha esposa foi ao PSF porque a minha filha estava mais gripada. Aí a doutora examinou, entre 9h e 10h, e disse que a menina não tinha necessidade de fazer o raio X; aí encaminhou para casa", enfatizou o pai da criança, em entrevista ao g1.

Ainda no mesmo dia, o quadro de saúde do bebê piorou, em casa. Dessa maneira, eles solicitaram uma ambulância para atender a menina. Contudo, segundo ele, mesmo com a filha colocada no oxigênio, os médicos não conseguiram sucesso na estabilização do quadro.

Por consequência, após examinar, os médicos disseram que a criança estava com pneumonia, mas, apesar da reduzida condição de transferir a filha de Cruz para Acarú, uma ambulância do Samu foi solicitada. Ainda assim, “não conseguiram mais porque já não tinham o que fazer”.

“Se ela tivesse encaminhado a criança de manhã, como o outro médico pediu o raio-X, tinha constatado que ela estava com alguma coisa. Então, lá, ela já teria sido encaminhada para um hospital que tinha pediatra, um atendimento melhor”, questionou Francisco.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp