BNews Nordeste

Governo cria comitê para apoiar e identificar vítimas dos ataques no RN

Reprodução/Inter TV Cabugi
O documento foi publicado em edição extra do Diário Oficial  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Inter TV Cabugi

Publicado em 20/03/2023, às 14h13   Cadastrado por Bernardo Rego


FacebookTwitterWhatsApp

O governo do Rio Grande do Norte criou um comitê para identificar e prestar apoio às vítimas dos ataques criminosos que acontecem desde o dia 14 de março, segundo o G1. O decreto assinado pela governadora, Fátima Bezerra (PT), foi publicado em uma edição extra do Diário Oficial do Estado.

Nesta segunda-feira (20), é o sétimo dia de ataques a prédios públicos, veículos e comércios. De acordo com o governo, 284 casos foram contabilizados desde a última terça-feira (14). O governo federal enviou mais de 500 homens da Força Nacional para apoiar na segurança. 

Segundo o governo, o Comitê Estadual de Monitoramento, Acompanhamento e Apoio às Vítimas de Violência deverá identificar pessoas e instituições vítimas da violência decorrente dos ataques orquestrados no estado.

Ainda de acordo com o G1, o grupo também deverá identificar os prejuízos à população e ao patrimônio público e privado, elaborar um diagnóstico acerca dos prejuízos causados e articular com secretarias e órgãos públicos, "medidas de apoio para mitigação dos danos sofridos".

No decreto, a chefe do Executivo estadual considerou que "a segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio" e apontou um que há um "expressivo número de potiguares vítimas da violência orquestrada".

Mais de 50 cidades do estado foram alvos de ataques criminosos em uma semana. O terror começou na madrugada de terça-feira (14), quando prédios públicos e privados foram depredados, veículos incendiados e moradores das regiões ficaram em estado de pânico. Mais de 130 pessoas foram presas suspeitas de envolvimento nos ataques. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp