BNews Nordeste

Homem negro vira réu por injúria racial após cobrar dívida de italiano; entenda

Ilustrativa / Freepik
Após briga "familiar" com italiano, homem negro vira réu por injúria racial  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa / Freepik
Emilly Giffone

por Emilly Giffone

[email protected]

Publicado em 18/01/2024, às 08h43


FacebookTwitterWhatsApp

Um italiano entrou com queixa-crime contra um homem negro após a cobrança de uma dívida. O caso aconteceu em Coruripe, no litoral de Alagoas. A denúncia foi feita pela promotora Hylza Paiva Torres de Castro, do Ministério Público local, e aceita pelo juiz Mauro Baldini.

A situação começou em julho de 2023 quando o réu enviou uma mensagem pelo whatsapp para o estrangeiro o chamando de “cabeça branca” após uma briga “familiar”. “Essa cabeça branca, europeia e escravagista não deixava enxergar nada além dele mesmo”, dizia texto.

De acordo com o UOL, o caso só chegou à Justiça em setembro de 2023. Por falta de acordo entre as partes em audiência de conciliação até dezembro, o MP recebeu o processo para análise.

A ação passou a ser pública, de responsabilidade do MP, após a sanção da lei nº 14532/2023 (que tipifica a injúria racial ao crime de racismo). A denúncia foi a aceita pelo juiz na última sexta-feira (12) e publicada no Diário Oficial na última segunda (15).

Motivo da briga

O italiano tinha um relacionamento com a tia do acusado por cinco anos e a mesma queria que o sobrinho morasse com eles, mas o estrangeiro recusou. Ao encerrar a relação, o denunciante quis desfazer a venda de um terreno ao homem, entretanto o acordo foi fechado em fevereiro de 2023 e já tinha sido pago.

A mensagem no whatsapp surgiu quando o rapaz foi cobrar o pagamento de um serviço de audiovisual ao ex de sua tia. O italiano de imediato procurou a polícia e fez um boletim de ocorrência.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp