BNews Nordeste

Idosos passam madrugada em filas após fake news de mutirão de consulta para catarata: "Quem fez isso não tem coração"

Reprodução/Tv Globo
Idosos passam madrugada em filas por causa de notícia falsa e se revoltam  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Tv Globo
Milena Ribeiro

por Milena Ribeiro

[email protected]

Publicado em 10/06/2023, às 10h00


FacebookTwitterWhatsApp

Muitos idosos acabaram acreditando em uma notícia falsa de um suposto mutirão de atendimento para catarata, no bairro da Boa Vista, a área central do Recife, e passaram a madrugada e manhã desta sexta-feira (9) esperando em filas. A fake news foi divulgada através do WhatsApp.

Segundo o comunicado, a Fundação Altino Ventura (FAV) realizaria um mutirão de triagem de catarata, de forma gratuita. A ação seria uma parceria com a Igreja de Jesus Crito dos Santos. Filas se formaram na fundação e na Igreja. Segundo pacientes e familiares, vários idosos saíram do interior para participar do mutirão.

O texto afirmava que o atendimento seria feito na igreja, que fica na Rua João Fernandes Vieira. O público-alvo seria pacientes com 55 anos ou mais. As pessoas com menos de 55 precisariam levar atestado. Os interessados, deveriam apresentar RG e comprovante de residência. Ainda de acordo com o comunicado, os horários de atendimentos eram de 08 às 17h.

Idosos passam madrugada em filas após fake news de mutirão de consulta para catarata: "Quem fez isso não tem coração"

A agricultora Josefa Maria da Silva, que precisa fazer cirurgia de catarata, saiu da zona rural de Caruaru, no Agreste, para participar do mutirão. Com ela, ainda estavam duas amigas. O trio saiu de casa às 3h. "A gente veio de Caruaru e resolveu nada, só perdeu a viagem", disse ao G1.

A dona de casa, Vilma Maria, levou o vizinho Geraldo, que tem, além da catarata, outros problemas graves de saúde, até o local. "Saí de madrugada com seu Geraldo, aí quando chega aqui, é isso. Quem fez isso não tem coração, não é um ser humano", disse.

Pronunciamento da igreja

A diretora de comunicação da igreja, Rafaela Campos, contou que ficou sabendo da notícia falsa apenas há poucos dias e que chegou a negar o fato para algumas pessoas que ligaram questionando a veracidade do comunicado. Ela ainda contou que a instituição fez uma doação para o Altino Ventura há meses, e que isso pode ter gerado uma confusão em quem criou o aviso.

"Quando recebíamos ligação de pessoas perguntando, informávamos que era falso, mas, infelizmente, muita gente acreditou no que estava no WhatsApp", lamentou Rafaela.

O que disse a Fundação Altino Ventura?

Ao G1, a fundação confirmou que a notícia é falta e ainda reforçou que:

- o site e as redes sociais da FAV são os canais oficiais de comunicação em que divulgam as ações;

- sempre procuram a imprensa, como parceira, para ajudar na divulgação de eventos direcionados à população;

- em tempos de "fake news", é imprescindível que se verifique as informações recebidas "e confirmem nos respectivos canais oficiais de comunicação das instituições envolvidas".

- informações sobre os atendimentos da FAV podem ser encontradas no site da fundação.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp