BNews Nordeste

Ministério Público recomenda anulação de exame médico de candidato do Concurso dos Bombeiros; entenda

Reprodução / Corpo de Bombeiros
Ministério Público afirma que nenhuma norma autoriza que seja negado a portadores de HIV acesso a cargo público  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Corpo de Bombeiros
Pietro Baddini

por Pietro Baddini

[email protected]

Publicado em 03/05/2023, às 21h38



Um candidato a cargo público no Concurso do Corpo de Bombeiros foi reprovado por causa do resultado do exame médico. O motivo da recusa foi que o rapaz é portador do vírus HIV. Nesta quarta (3), o Ministério Público do Rio Grande do Norte recomendou a anulação desse exame.


O Corpo de Bombeiros afirmou, em entrevista ao portal g1, que haverá uma reunião entre a corporação e a comissão do concurso na quinta (4), para discurtir exatamente a recomendação.


O MP ainda afirmou que o presidente da Comissão do Concurso tem o prazo de cinco dias para definir as providências que irá tomar. 


A grande questão é que, segundo o MP, existe uma deficiência de fundamentação na reprovação do candidato na etapa de avaliação médica e odontológica. A situação partiu do próprio candidato que fez a denúncia à Ouvidora do MPRN, que chegou à Promotoria de Justiça de Natal.


O rapaz se sentiu injustiçado e prejudicado ao ser reprovado por ter HIV.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp