BNews Nordeste

Procuradoria recomenda que entidades religiosas não se envolvam em propaganda política

Antônio Augusto/Ascom/TSE
Recomendação reforça que a prática de propaganda política em templos religiosos é vedada pela legislação  |   Bnews - Divulgação Antônio Augusto/Ascom/TSE

Publicado em 29/07/2022, às 16h19 - Atualizado às 16h21   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Procuradoria Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (PRE/RN) emitiu, nesta sexta-feira (29), uma recomendação para que entidades religiosas não se envolvam em propagadan eleitoral durante as eleições realizadas no próximo mês de outubro. Nos templos não devem ser praticados:

  • pedido de voto (mesmo que dissimulado)
  • manifestação de apoio ou agradecimento público
  • qualquer outro tipo de propaganda eleitoral (inclusive a negativa)

O documento da PRE foi encaminhado a mais de 10 entidades de todo Rio Grande do Norte. Em caso de descumprimento da legislação eleitoral, os candidatos ou pré-candidatos que estejam ligados às propagandas feitas poderão ser responsabilizados pelos atos irregulares em conjunto com a entidade (representada pelo seu dirigente).

Proibição

A Lei das Eleições, de 1997, proíbe  a veiculação de propaganda eleitoral em bens acessíveis a população em geral, o que inclui os templos religiosos. Assim como, veda que candidatos e partidos políticos recebam doação de organizações religiosas, seja em dinheiro, estimável em dinheiro ou por meio de qualquer tipo de publicidade.

Além disso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) firmou entendimento de que a prática de atos de propaganda em prol de candidatos por instituição religiosa, ainda que de modo velado, pode caracterizar hipótese de abuso de poder econômico.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp