BNews Nordeste

Natal sedia 40º Congresso Brasileiro de Pediatria

Divulgação
A expectativa é receber mais de 4 mil médicos durante os cinco dias de Congresso.  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 03/05/2022, às 15h38   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

A capital potiguar recebe a partir desta terça-feira (3), o 40º Congresso Brasileiro de Pediatria, com o tema  “Consolidando as conquistas em todo o Brasil”. Promovido pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em parceria com a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Norte (Sopern), a atividade vai até sábado (7), e a expectativa é receber mais de 4 mil médicos, residentes e estudantes de medicina, além de outros profissionais de saúde que atuam na assistência à criança e ao adolescentes.

Na programação, palestrantes renomados abordando temas atuais que contemplam a especialidade, dentre eles: coberturas vacinais e recusa vacinal; estratégias para apoiar a amamentação em situações especiais; distúrbio respiratório do sono; doenças sistêmicas; telemedicina; saúde mental da criança e do adolescente; neurologia pediátrica em tempos de endemias e pandemias modernas; da subnutrição à obesidade em crianças e adolescentes; doenças alérgicas; doenças respiratórias; transtorno do espectro autista; suplementação alimentar; câncer infanto-juvenil; efeitos do mundo virtual para a nova geração, dentre outros. Além de trazer apresentação de casos clínicos para estudo.

Em paralelo, já no primeiro dia, terça-feira (3), realizado em parceria com a Sopern, acontece o 3º Simpósio de Aleitamento Materno, com mesas-redondas, mini conferências, debates e painéis voltados à importância da amamentação para a saúde da criança, e também para promover atualização ao pediatra e orientar as mães lactantes.

E o 2º Simpósio de Animação Pediátrica, é direcionado a pediatras e profissionais da saúde, com o intuito de atualizá-los sobre a reanimação cardiopulmonar da criança e do adolescente, desde o reconhecimento de sinais e sintomas de gravidade a intervenções imediatas.

Além do simpósio de aleitamento, começam na terça também os cursos pré-congresso. A pediatra e nutróloga Junaura Barretto (BA) participa da discussão sobre “Alimentação no 1º ano”, com o tema “Fórmulas infantis”, no Curso 4: Nutrologia para Pediatras.

O curso pré-congresso 10: Casos Clínicos nas Doenças Respiratórias Importantes para o Pediatra tem como uma das cooordenadoras a pneumologista pediátrica Regina Terse (BA), que divide as funções com Cléia Teixeira do Amaral (RN).

O 2º Simpósio de Reanimação Pediátrica, também na terça-feira (3), terá o pediatra Felipe Rezende Caino de Oliveira (BA) como responsável pela apresentação do tema “Comunicação de más notícias”.

Na quarta-feira (4), como atividade da programação central do congresso, a mesa-redonda “Cuidado Integral ao Termo e Pré-Termo” terá moderação do pediatra Hans Greve (BA), a partir das 16h15.

“A violência e gravidez não planejada tem relação com o uso de drogas?” é o tema que será apresentado pela pediatra e hebiatra Isabel Carmen Freitas (BA). “Avaliação pré atividade física” é a aula da pediatra Patrícia Guedes de Souza (BA).

Na quinta-feira (5), Junaura Barreto (BA) participará de mesa-redonda abordando o tema “Suplementos Nutricionais”. No mesmo dia, o colóquio Luto no Contexto da Pandemia terá entre os debatedores a pediatra Lara de Araújo Torreão (BA).

A professora Luciana Silva (BA) estará na mesa “Imunobiológicos na Prática Pediátrica”, com o tema “Doenças Gastroenterológicas”. E o oncologista pediátrico José Henrique Silva Barreto (BA) vai falar sobre “Tumores Sólidos Abdominais”.

O 40º CBP tem como organizadoras principais as médicas pediatras, Dra. Luciana Rodrigues (BA), presidente da SBP, e Dra. Kátia Correia Lima (RN), presidente da Sopern; o presidente de honra – Nivaldo Sereno de Noronha Júnior (in memorian); a diretora de cursos, eventos e promoções, Dra. Lilian Sadeck (SP); a secretária geral, Dra. Aldenilde Rebouças Falcão (RN); o primeiro secretário, Dr. Sidnei Ferreira (RJ); o segundo secretário, Dr. Devani Ferreira Pires (RN) e o presidente da Comissão Científica, Dr. Dirceu Solé (SP).

Leia mais: Pediatria baiana reforça importância de campanha para reduzir índices de gravidez na adolescência

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags