BNews Nordeste

Oito estados nordestinos reduzem consumo de energia, mas exceção teve maior alta do país; saiba qual

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Redução no consumo de energia está associado às baixas temperaturas na primeira quinzena do mês  |   Bnews - Divulgação Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Publicado em 27/12/2022, às 09h18 - Atualizado às 09h18   Cadastrado por Vinícius Dias



O consumo de energia elétrica no Nordeste caiu em oito dos nove estados em novembro, em relação ao mesmo período do ano passado. A exceção foi o Maranhão, que registrou uma alta de 28%, a maior do país.

Os dados preliminares são do Boletim InfoMercado Quinzenal, da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), que associa a redução às baixas temperaturas registradas nos primeiros quinze dias do último mês.

O resultado foi puxado pelo mercado regulado, segmento em que as residências e o comércio contratam seu fornecimento das distribuidoras.

Esse ambiente costuma usar menos eletricidade em dias mais frios, quando é menor a dependência de equipamentos como os aparelhos de ar-condicionado.

Pernambuco registrou o maior declínio no comparativo anual, de 9%, seguido por Alagoas, onde houve recuo de 6%, e Paraíba e Rio Grande do Norte, ambos com 5% de retração.

No caso do Maranhão, o crescimento está atrelado à demanda maior de uma única indústria da região, mas que é representativa frente ao consumo total do estado. A Bahia teve redução de 1% quando comparada ao mesmo período de 2021. Foi a mesma variação percentual do estado de Sergipe.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp