BNews Nordeste

Ônibus em condições precárias vira piada nas redes sociais: 'exclusiva cadeira reclinável'

Reprodução / Redes Sociais
Além das cadeiras danificadas, o ônibus apresenta sujeira e ferrugem  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Redes Sociais

Publicado em 11/08/2023, às 10h43 - Atualizado às 10h43   Cadastrado por Bruno Guena


FacebookTwitterWhatsApp

O transporte público de Aracaju tornou-se alvo de piadas nas redes sociais após o professor Cézar Augusto postar um vídeo, na última terça-feira (8), mostrando uma cadeira quebrada com o encosto solto. “As exclusivas reclináveis no transporte público”, ironizou.

Além das cadeiras danificadas, o ônibus apresenta sujeira e ferrugem. A linha é a 001-Augusto Franco/Bugio, que o professor utiliza todos os dias. “O preço não condiz com a demanda e qualidade, no início da manhã o 001 não cumpre os horários e ainda vemos ônibus com baratas, ferros expostos, portas danificadas e os bancos como mostra o vídeo”, reclamou.

Cézar Augusto falou também da quantidade de veículos na região onde mora. “Aqui no conjunto onde moro, Augusto Franco, a linha 702 parece extinta, sem falar na disponibilidade nos finais de semana, onde a situação é gritante no Terminal Campus [na Universidade Federal de Sergipe, em São Cristóvão].

No vídeo postado pelo professor, um dos internautas comenta sobre a situação precária dos coletivos da capital sergipana. “Morei 1 ano em Aracaju e a qualidade do transporte público era um dos meus maiores pesadelos. A cidade é bem conectada pelas estações, mas fiquei assustado com os ônibus precários, sujos e a selvageria que gerava por causa de poucos horários disponíveis pro volume de passageiros”.

Em outra publicação, um usuário registra um buraco no piso do coletivo que deixou o pneu exposto. A linha é a 307-São Cristóvão/Zona Oeste.

Já em outra postagem, uma passageira mostrou falta de cadeiras e presença de ferrugem no 406-Aloque/DIA.

Reprodução
Reprodução

Em nota, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju disse que cobra diariamente das empresas que fazem parte do sistema de transporte público, melhorias no serviço. E que, em 2019, deu início a renovação da frota e já inseriu 141 novos ônibus, o que represente a mais de 50% de toda a frota que atende a capital e da Grande Aracaju composta por veículos com menos de cinco anos de uso. Além disso, a SMTT menciona que há ainda problemas no sistema, que foram agravados em razão da pandemia de Covid-19, também aumento dos insumos, a exemplo do diesel.

Segundo o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Setransp), cada empresa tem seu canal de contato para ouvir reclamações e sugestões dos usuários. Em relação à frota, o sindicato informou que há necessidade de melhoria total. Contudo, o sistema de transporte está em crise financeira há anos e a tarifa não sustenta o custo do sistema. Além do mais, não foram realizados aportes extratarifários e desonerações consideráveis para auxiliar o setor a sair desse cenário. Por isso, não houve ainda uma renovação total dos ônibus.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp