BNews Nordeste

Operação aponta irregularidades em 99% dos ônibus e vans escolares em Pernambuco

Divulgação/TCE-PE
Uma operação do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) apontou diversas irregularidades em ônibus e vans que fazem o transporte escolar  |   Bnews - Divulgação Divulgação/TCE-PE

Publicado em 28/04/2022, às 08h19   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Uma operação do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) apontou diversas irregularidades em ônibus e vans que fazem o transporte escolar em municípios do estado. Segundo o TCE, 99% dos veículos apresentam algum tipo de falha. Até o fim da manhã desta quarta (27), tinham sido inspecionados 443 veículos, em 135 cidades. A ação terminou com 809 vistorias, em 183 municípios.

As principais irregularidades verificadas foram a falta de selo de inspeção emitido pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), ausência de cinto de segurança, além de pneus carecas e com rachaduras.

A ação contou com 250 pessoas da equipe de auditoria do TCE, comandadas pela Diretoria de Controle Externo.

A meta era fazer a fiscalização, por amostragem, em 183 dos 184 municípios. No Recife, como não há esse tipo de serviço, não houve operação.

Ainda segundo o TCE, os auditores avaliaram a documentação e as condições dos veículos, como faróis, lanternas, estepe e extintores de incêndio.

A partir dos dados coletados, serão gerados relatórios por município que seguirão para as prefeituras. Caso seja necessário, poderão ser expedidos alertas de responsabilização ou medidas cautelares, chamando a atenção para os problemas encontrados e que deverão ser solucionados pelos gestores.

Os prefeitos que não atenderem a essas medidas estarão sujeitos à responsabilização, aplicação de multa e poderão ter as suas contas julgadas irregulares, além de outras penalidades.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp