BNews Nordeste

PMs envolvidos em tiroteio que matou adolescente são afastados das funções

Reprodução/Redes sociais
Tiroteio também deixou suspeito de tráfico ferido  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes sociais

Publicado em 13/01/2024, às 10h36   Cadastrado por Sanny Santana


FacebookTwitterWhatsApp

Quatro policiais militares envolvidos na ação policial que culminou na morte de um adolescente, em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), foram afastados preventivamente por 120 dias.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

A decisão da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de quinta-feira (11).

O CGD também oficializou a instauração do Conselho de Disciplina para investigar a ação do cabo da Polícia Militar do Ceará (PMCE) Leon Lawson Soares Ramos e dos soldados Anastácio Warney Menezes Pedrosa, Flávio Alves da Costa e Vanderson Luiz Pinheiro Alves.

De acordo com o documento, os policiais estavam em uma viatura da 2ª Companhia do 23º Batalhão de Polícia Militar que se envolveu na ocorrência, ocorrida na localidade de Passagem, em novembro de 2023.

Dois suspeitos de tráfico de drogas foram presos em flagrante. São eles Nayara Braz de Mesquita e Carlos Vitor Soares de Sousa Lima, que foi baleado na troca de tiros com os PMs.

Um adolescente, que nada tinha a ver com a ocorrência, também acabou ferido e não resistiu aos ferimentos, vindo a óbito. De acordo com testemunhas, o rapaz estava andando de cavalo nas proximidades da casa do suspeito.

Conforme a CGD, "segundo os vídeos acostados aos autos e declarações das testemunhas e de alguns dos investigados, supostamente os policiais militares envolvidos na ocorrência deixaram de prestar o devido socorro a vítima, que havia sido atingido por disparo de arma de fogo e foi a óbito".

O caso

Na época, a PM do Ceará declarou que os militares realizaram uma abordagem a um veículo. Uma substância análoga à cocaína foi encontrada com Nayara, que já tinha passagem pela polícia por porte ou posse ilegal de arma de fogo de uso restrito.

Os policiais, então, descobriram onde a droga seria entregue e se deslocaram para Passagem, em São Gonçalo do Amarante. No local, Carlos Vitor reagiu e, segundo a PMCE, houve troca de tiros. 

O suspeito, que já respondia por consumo de entorpecentes, crime de trânsito e porte ilegal de arma, foi baleado e levado ao hospital. Uma arma de fogo foi apreendida.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp