BNews Nordeste

Preso passa em primeiro lugar para Direito em Universidade Federal

Divulgação / Sejuc
O detento ficou com a primeira das 14 vagas disponibilizadas aos cotista para o curso de Direito, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Sejuc

Publicado em 03/03/2023, às 19h42   Cadastrada por Letícia Rastelly


FacebookTwitterWhatsApp

Um detento conseguiu passar em primeiro lugar nas vagas destinadas a cotistas no curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O interno do sistema prisional daquele estado despontou entre os que pretendiam uma vaga destinada a autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

O resultado da primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi anunciado na terça-feira (28), e ele ocupará uma das 14 vagas disponibilizadas.

Segundo a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), o apenado tem "excelente" conduta e estuda e trabalha na área de cozinha e refeitório da penitenciária onde está custodiado.

Ainda segundo a pasta, por conta desse trabalho, tem direito à remição da pena, diminuindo um dia a cada três trabalhados. Em março ele já deve ir para o regime semiaberto, o que permitirá cursar a universidade.

O futuro estudante de direito foi condenado no dia 6 de fevereiro de 2019 a 15 anos de reclusão, sendo 10 anos pelo crime de tráfico de drogas e a 5 anos pelo crime de associação para o tráfico, além de multas,

De acordo com a Seap, há, atualmente, 78 detentos matriculados em um curso superior e outros 798 em cursos regulares.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp