BNews Nordeste

Recife só acionou plano contra tragédia dois dias após alerta de alto risco

Divulgação/Exército do Brasil
A prefeitura de Recife só acionou o plano contra tragédia na sexta-feira (27), quando a Apac emitiu comunicado  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Exército do Brasil

Publicado em 30/05/2022, às 09h11   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), órgão federal ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, emitiu um boletim geo-hidrológico na última quarta-feira (25) em que alertou para o "risco alto" de chuvas intensas e de deslizamentos na região metropolitana do Recife.

No entanto, a prefeitura da capital pernambucana só acionou o plano de contingência na sexta-feira (27), quando a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um outro comunicado informando a previsão de chuva intensa para o final de semana.

Procurada pelo Uol, a Prefeitura do Recife confirmou ter usado como referência os alertas da Apac.

Mortes

Subiu para 84 o número de pessoas que morreram em Pernambuco devido as fortes chuvas que atingem principalmente a região centro-leste do estado, desde a última segunda-feira (23).

A informação foi divulgada, no início da noite deste domingo (29), pelo governador Paulo Câmara (PSB), em coletiva de imprensa. De acordo com ele, foram 79 vítimas fatais registradas das 18h da última sexta-feira (27) até este domingo (29).

Matérias relacionadas:

Por conta dos transtornos causados pelas chuvas, 14 municípios, incluindo a capital, Recife, decretaram situação de emergência. Segundo Câmara, R$ 100 milhões em recursos foram liberados para os municípios afetados pela chuva.

Além disso, até o começo da tarde deste domingo, segundo o governo estadual, 56 pessoas seguiam desaparecidas. Além disso, 3.957 estavam desabrigados, principalmente nos municípios da Região Metropolitana e na Mata Norte.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp