BNews Nordeste

Rio Grande do Norte volta a reabrir leitos para atender pacientes com Covid

Divulgação
Sesap adota medidas preventivas em hospitais de Apodi, Pau dos Ferros e Natal  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 17/06/2022, às 08h12 - Atualizado às 08h20   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) voltou a reabrir leitos de Covid por causa do aumento de casos da doença no estado. Em duas semanas de junho, o número de casos é o triplo do registrado em maio.

Diante da situação, o uso de máscara voltou a ser obrigatório em locais fechados e as demais medidas sanitárias reforçadas. Segundo o boletim epidemiológico da Sesap, nas últimas 24 horas, foram 571 casos de Covid registrados. Nas duas primeiras semanas de junho, o estado registrou 2.699 casos. Durante todo o mês de maio, foram 845 casos da doença.

Para atender os pacientes foram reabertos três leitos clínicos em Apodi; seis clínicos e dois de estabilização em Pau dos Ferros; e quatro leitos de UTI e cinco clínicos no Hospital Giselda Trigueiro, em Natal. Há ainda a previsão de abertura de seis leitos críticos e 14 clínicos no Hospital Rafael Fernandes, em Mossoró, nos próximos dias.

"Nós temos, sim, todos os preparativos para a ampliação de leitos destinados para a Covid, caso se faça necessário. Aliado a isso, é fundamental que a gente conclame a população novamente a aderir ao processo de vacinação, completar o esquema vacinal", comentou a governadora Fátima Bezerra ao ser questionada sobre a reabertura dos leitos, logo após a reunião do Consórcio Nordeste, em Natal.

Segundo a plataforma Regula RN, atualmente o estado tem 53 leitos de UTI para Covid em funcionamento. Na tarde desta quinta-feira (16), 19 estavam disponíveis.

Em maio do ano passado, o RN chegou a ter mais de 400 leitos Covid. De acordo com a Sesap, parte foi transformada em leito de UTI para outras doenças e parte foi desativada, com equipamentos encaminhados para outros leitos já existentes que precisavam de substituições.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp