BNews Nordeste

Saiba quem são os pré-candidatos ao Governo de Pernambuco

Guga Mato/JC Imagem
Duas mulheres lideram a corrida para o governo  |   Bnews - Divulgação Guga Mato/JC Imagem

Publicado em 17/05/2022, às 05h00 - Atualizado às 05h05   Osvaldo Barreto


FacebookTwitterWhatsApp

A corrida para ocupar o Palácio do Campo das Princesas já conta com nove pré-candidatos. Restando cinco meses para o pleito, a candidata Marília Arraes (Solidariedade) é apontada como líder de intenção de votos para o governo de Pernambuco, com 28,8%, segundo dados do Instituto Paraná, divulgados nesta segunda-feira (16). A pré-candidata é seguida por Raquel Lyra (PSDB), com 16% e Miguel Coelho (União Brasil), com 13,6%.

Vale lembrar que os candidatos ao governo podem ser trocados até o dia 5 de agosto, quando termina o prazo para escolha dos representantes. Já os registros oficiais das candidaturas devem ser feitos até o dia 15 do mesmo mês.

Leia também:

As eleições estaduais acontecem em 2 de outubro, mas caso seja necessário um segundo turno, ele vai acontecer no dia 30 do mesmo mês.

E afinal, quem são os pré-candidatos ao governo de Pernambuco?

Marília Arraes (Solidariedade)

Líder das pesquisas de intenção de votos, Marília Arraes é deputado federal e presidente estadual do Solidariedade. Natural de Recife (PE), ela é advogada e iniciou sua vida pública como vereadora. Arraes foi eleita pela primeira vez em 2008 e conseguiu se reeleger na eleição seguinte (2012). Foi secretária de Juventude e Emprego de Pernambuco na gestão de Eduardo Campos e, em 2020, concorreu à prefeitura de Recife, mas foi derrotada pelo primo João Campos (PSB) no segundo turno. 

Raquel Lyra (PSDB)

A recifense é advogada e pós-graduada em Direito Econômico e de Empresas. Lyra é ex-prefeita de Caruaru (PE), foi eleita a primeira vez em 2016 e reeleita em 2020, deixou o cargo, neste ano, para concorrer ao governo de Pernambuco pelo PSDB. Antes de se tornar política, Raquel atuou como delegada da Polícia Federal e foi chefe da Procuradoria de Apoio Jurídico e Legislativo do governo de Eduardo Campos (in memoriam). Entre os anos de 2011 e 2017, a pré-candidata ocupou o cargo de deputada estadual por dois mandatos seguidos. 

Miguel Coelho (União Brasil)

Apontado na terceira posição nas pesquisas para o governo de Pernambuco, Miguel Coelho nasceu em Recife (PE), Miguel Coelho é filiado ao União Brasil. Bacharel em direito, ele já foi prefeito da cidade de Petrolina (PE).  Foi também Deputado Estadual e enquanto esteve na assembleia legislativa esteve à frente da Comissão do Programa de Aceleração do Crescimento  (PAC), com objetivo de investigar atrasos em obras como  a transposição do Rio São Francisco e a Transnordestina.

Anderson Ferreira (PL)

Anderson Ferreira já foi prefeito de Jaboatão do Guararapes (PE), função que renunciou para concorrer ao cargo de Governador em 2022. Também nascido em Recife, ele foi eleito por duas vezes deputado federal, em 2010 e 2014. Anderson tem o apoio do presidente da República, Jair Bolsonaro e terá sua chapa composta pelo ex-ministro do Turismo, Gilson Machado, que será candidato ao Senado.

Danilo Cabral (PSB)

Pernambucano, nascido em Surubim, Danilo Jorge Cabral é advogado, forma pela Universidade Federal de Pernambuco, pós-graduado em Direito Administrativo e Administração Público. Auditor do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, Danilo é filiado ao PSB desde 1990. Ele foi escolhido pelo PSB, partido do atual governador Paulo Câmara, que não pode tentar a reeleição. Cabral foi secretario de Planejamento do atual governo do Estado.

João Arnaldo (PSOL)

Advogado e com mestrado em desenvolvimento e meio ambiente, João Arnaldo nasceu na cidade de Salgueiro (PE). Ele foi candidato a vice-prefeito do Recife na chapa com Marília Arraes (PT) em 2020, mas não se elegeu. Desta vez, será a aposta do PSOL para as eleições pernambucanas em 2022.

Jadilson Bombeiro  (PMB)

Aos 43 anos, Jadilson Bombeiro foi oficializado pelo Partido da Mulher Brasileira como pré-candidato ao governo. Sargento do Corpo de Bombeiros, ele é suplente na Câmara Municipal em Olinda (PE). O pré-candidato também é bacharel em direito, pós-graduado em direito penal e processo penal, além de ser formado em ciência política.

Armando Filho (PRTB)

Nascido em Cabo de Santo Agostinho (PE), Armando, 67 anos, é cantor e compositor de músicas gospel. O pré-candidato já participou como candidato de outras quatro eleições. Em 1998, foi candidato a deputado federal pelo extinto PGT, mas ficou como suplente. 10 anos depois tentou se eleger vereador de Jaboatão dos Guararapes (PE), mas também não foi eleito. Em 2010, se candidatou a deputado federal pelo PSL, mas desistiu da candidatura. Tentou o mesmo cargo em 2014, pelo PRTB, e ficou como suplente. 

Jones Manoel (PCB)

Historiador e com mestrado em serviço social, Jones Manoel possui um canal no Youtube e se apresenta como militante político do PCB. Natural de Recife (PE), ele iniciou na militância oferecendo cursinho para os moradores da comunidade Borborema, na qual, ele também mora.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp