BNews Nordeste

Sergipano se voluntaria para defender a Ucrânia em guerra contra a Rússia, diz família

Arquivo Pessoal
Jovem mora na França e há mais de um ano tentava entrar para o serviço militar do país e quer participar da guerra  |   Bnews - Divulgação Arquivo Pessoal

Publicado em 15/03/2022, às 08h42 - Atualizado às 08h57   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O sergipano da cidade de Canhoba, Gabriel Santos Matos, de 24 anos, é um dos voluntários das forças de resistência da Ucrânia. Segundo o irmão, Vitorhugo Santos Matos, Gabriel serviu por quatro anos ao Exército Brasileiro em Sergipe, passou por diversos treinamentos e, há mais de um ano, morava na França, com o objetivo de servir ao exército do país e se voluntariar para a guerra. “Quando começou a guerra ele só falava que queria ir para lá. Eu não comprei esse assunto muito bem no início. Mas eu tenho um pouco de culpa de ele ter ido, porque fui eu que enviei perfis de dois brasileiros, um do exército da caatinga e de um brasileiro que está em Portugal. Ele ficou doido quando viu e ficou mandando mensagens para os caras e, quando eu fui ver, ele já estava lá nessa causa, pelos ideais dele, apesar de eu não concordar com isso’', disse o irmão.

Ainda de acordo com familiares, Gabriel já mostrou, via fotos, o passaporte carimbado, demonstrando que ele conseguiu chegar à Korczowa, no Sudeste da Polônia, perto da fronteira com a Ucrânia. Já na Ucrância, Gabriel enviou à família uma foto com uniforme militar, demonstrando estar pronto para a guerra.

O conflito armado começou com a invasão da Ucrânia por tropas russas, no dia 24 de fevereiro. Várias cidades ucranianas estão sendo bombardeadas e o país tem recebido apoio de voluntários de outros países, que estão enviando ajuda humanitária e armas.

Leia Mais:

Guerra entre Rússia e Ucrânia pode impactar exportação do amendoim brasileiro; entenda

Jogador brasileiro consegue fugir da Ucrânia e chega ao Rio de Janeiro; assista

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp