BNews Nordeste

Tremores e rachões alcançam área vizinha a mineração

Reprdouação/SGB
Paredes e chão de alguns imóveis têm sido atingido pelos tremores  |   Bnews - Divulgação Reprdouação/SGB

Publicado em 30/01/2024, às 07h55   Pedro Moraes


FacebookTwitterWhatsApp

Tremores de terra e rachaduras têm sido vistas por moradores de comunidades rurais perto da área de mineração de cobre em Craíbas, no agreste do estado de Alagoas. Como efeitos, paredes e chão de imóveis são constantemente atingidos, segundo informações divulgadas pelo portal Uol.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Um estudo realizado pelo SGB (Serviço Geológico Brasileiro), por ordem da Justiça Federal, depois do pedido da DPU (Defensoria Pública da União), mencionou que 95 imóveis foram visitados. Nesse sentido, a região no entorno da área onde a mineradora Vale Verde explora desde 2021, ficou apontada por moradores como geradora do problema.

Em contrapartida, a empresa sinaliza que segue as leis e que as atividades realizadas "seguem os controles estabelecidos no Plano de Monitoramento validado pelo IMA [Instituto do Meio Ambiente]".

Por fim, o SGB identificou situações mais graves de rachaduras nos sítios Lagoa do Mel, Torrões, Umbuzeiro e Pichilinga. Com isso, em função das rachaduras chamarem a atenção, sobretudo, pela espessura, os técnicos sugeriram estudos sismológicos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp