BNews Nordeste

TSE mantém inelegibilidade de candidato ao governo com maior intenção de votos em Sergipe

Marcello Casal jr/Agência Brasil
Segundo a Corte Eleitoral, ele participou em excesso da campanha do filho, que era candidato à deputado estadual.  |   Bnews - Divulgação Marcello Casal jr/Agência Brasil

Publicado em 30/08/2022, às 10h01   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, manteve a inelegibilidade do candidato ao governo de Sergipe, Valmir de Francisquinho (PL), determinada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE). A decisão aconteceu nesta segunda-feira (29).

Com isso, Valmir, que aparece em vantagem nas pesquisas eleitorais, permanece inelegível por oito anos pela prática de abuso de poder econômico nas eleições de 2018. Na época, Valmir era prefeito de Itabaiana, e segundo o julgamento do TRE-SE, reafirmado pelo TSE, ele participou em excesso da campanha do filho, que era candidato à deputado estadual.

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Superior (STF), negou o pedido da defesa de Valmir para suspender a decisão do TSE no início deste mês. A negativa, de acordo com o documento, ocorreu porque a decisão do TSE ainda não havia sido publicada.

A publicação do acórdão aconteceu na semana passada, a defesa recorreu, mas a decisão da Corte foi mantida. Agora, a defesa disse que vai aguardar o julgamento dos embargos de declaração (medida adotada para esclarecer dúvidas da defesa em relação à decisão), já impetrados.

O que diz a coligação partidária de Valmir?
Através de nota, a Coligação o Povo Quer, composta pelos partidos PTB, PL, Patriota, Pros e PMN e Valmir dos Cantos costa, candidato ao cargo de governador do estado de Sergipe, informou que aguardam, com serenidade, o julgamento dos embargos de declaração que foram interpostos perante o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O texto diz ainda, que a referida decisão em nada altera o pedido de registro de candidatura ao governo do estado de Sergipe e a estratégia jurídica anteriormente adotada. E que o candidato Valmir de Francisquinho continuará praticando todos os atos de campanha previamente agendados.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp