BNews Nordeste

Universidade do Ceará é eleita 3ª melhor do Brasil no ranking da ONU

Dibulgação/ GOV-CE
A colocação foi baseada em ações realizadas pela Universidade, como o desenvolvimento de ações de políticas institucionais de inclusão e produção científica  |   Bnews - Divulgação Dibulgação/ GOV-CE

Publicado em 10/05/2022, às 08h18 - Atualizado às 08h20   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) conquistou o terceiro lugar no Brasil em "Educação de Qualidade na avaliação The Impact Rankings 2022. O foco da pesquisa é identificar o comprometimento das universidades do mundo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU). Em relação a 2021, quando ocupava o quarto lugar, a instituição subiu uma posição. Globalmente, a Uece ainda ocupa a 94º colocação.

De acordo com o jornal O Povo, foram avaliadas 1.406 universidades de 106 países. No Ranking de Impacto são avaliadas as atividades que contribuíram para a “Educação de Qualidade” das universidades. Nesse quesito, foram ranqueadas 1.180 instituições do mundo. Entre as universidades classificadas, apenas 48 são brasileiras, sendo a Uece a primeira colocada do País entre as estaduais.

Leia mais:

Homem é preso suspeito de estuprar neta, irmão, filha e três sobrinhas

Piauí tenta na Justiça obter parte do território do Ceará; entenda

Ex-policial é morto a tiros dentro de padaria no Sertão da Paraíba

A instituição de ensino foi escolhida com base em ações como a aplicação de cursos de formação de professores, políticas institucionais de inclusão e produção científica em educação. Além disso, também foi levada em conta a extensão universitária, em parceria com escolas e sistemas educacionais.

Para o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, o resultado do Ranking de Impacto “reflete a maturidade acadêmica que a Universidade atingiu ao longo de sua história, o que lhe permite atuar para o desenvolvimento de sua comunidade e da sociedade como um todo".  Ainda segundo ele, a expectativa é subir cada vez mais de colocação nessa categoria a partir da expansão e da interiorização da universidade. "É essa qualidade que a Universidade levará para mais municípios do interior do Estado e para mais jovens que, pela educação, poderão ampliar suas oportunidades de estudo, de trabalho e de participação social, fortalecendo o combate a desigualdade”, finaliza o reitor.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp