BNews Nordeste

Zoológico do Recife será entregue à iniciativa privada; Veja quanto vai custar

Facebook/zoo dois irmãos
O equipamento será concedido por 30 anos a uma empresa que se comprometa a direcionar recursos à gestão  |   Bnews - Divulgação Facebook/zoo dois irmãos

Publicado em 07/06/2022, às 13h57   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

O Governo de Pernambuco lançou, nesta terça-feira (7), o edital para concessão do Parque Estadual de Dois Irmãos, no bairro de mesmo nome, na Zona Norte do Recife, à iniciativa privada. O contrato, de 30 anos de duração, tem o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e prevê investimentos de R$ 649 milhões no equipamento público.

O Parque Estadual Dois Irmãos passará a contar com três estruturas: área urbana, área natural e bioparque. Na segunda etapa de reabertura, o local libera visita aos grandes mamíferos.

Leia mais: Zoológico é opção de lazer na capital baiana, veja horário de funcionamento

Com cerca de 1.158 hectares de área, o Parque Estadual de Dois Irmãos é uma das maiores e mais antigas Unidades de Conservação de Mata Atlântica do Estado, além de representar um importante centro de conservação da natureza do país. Em 14 hectares de área construída, funciona atualmente o Zoológico do Recife, com cerca de 600 animais sob cuidados humanos, entre répteis, aves e mamíferos, com foco na preservação da biodiversidade local e na educação ambiental.

É previsto que ofereçam espaço gratuito para recreação, com acesso público à mata para realização de trilhas e outras atividades de lazer. Já a área ocupada atualmente pelo zoológico será transformada em um bioparque, o primeiro do Nordeste, nos moldes do implementado no Rio de Janeiro. É prometido que, lá, os animais fiquem em espaços físicos maiores, com áreas de convivência e imersão aos visitantes.

Ainda de acordo com o governo, o projeto também incentivará a manutenção de pesquisas pelos institutos de ciência no parque, com as funções de resgate de fauna e de estudos sobre comportamentos de espécies na Mata Atlântica a cargo da Secretaria de Meio Ambiente e seus parceiros.

Leia também:Zoológicos: Contribuição para a educação e conservação ou confinamento abusivo?

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp