Personalidade

Jornalista Emiliano José é eleito novo imortal da Academia de Letras da Bahia

Juarez Matias/ABI
Emiliano José é paulistano, mas construiu sua carreira na comunicação baiana  |   Bnews - Divulgação Juarez Matias/ABI

Publicado em 11/11/2020, às 18h26   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O jornalista Emiliano José, de 76 anos, foi eleito o novo imortal da Academia de Letras da Bahia (ALB) e vai ocupar a cadeira de número 1. A cadeira pertencia ao historiador Luís Henrique Dias Tavares.

“Quem chega à Academia, neste caso, são os jornalistas junto comigo. Esse é um reconhecimento de minha trajetória como homem da palavra e da escrita, não está em causa o parlamentar ou nada disso, mas a minha tradução das palavras como homem da escrita”, disse o também escritor, em entrevista à Associação Bahiana de Imprensa (ABI).

Emiliano José é paulista, mas construiu sua carreira na comunicação baiana. Iniciou a trajetória no jornalismo na redação do jornal Tribuna da Bahia. O escritor conseguiu dar início à caminhada na profissão após ter sido libertado pelo regime militar.

Ele também atuou mais de 20 anos na Faculdade de Comunicação da Ufba (Facom), onde formou gerações de jornalistas. Emiliano também tem forte ligação com a atuação política. Militou no movimento estudantil, foi preso durante a ditadura militar e já ocupou os cargos de vereador, deputado estadual e federal. É filiado ao Partido dos Trabalhadores.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp