Personalidade

Membro da Academia Brasileira de Letras morre aos 93 anos com Covid-19

Foto/ Divulgação
Padilha fazia parte da ABL desde 1997  |   Bnews - Divulgação Foto/ Divulgação

Publicado em 09/09/2021, às 12h48   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

O acadêmico, professor e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), Tarcísio Padilha morreu nesta quinta-feira (9), no Rio, em decorrência das complicações causadas pela Covid-19. Ele tinha 93 anos. 

O presidente da ABL lamentou a morte do colega por meio de nota. Marco Lucchesi disse que a academia perdeu uma de suas figuras mais admiradas.

"Tarcísio participou da criação de universidades, fundou cátedras, cursos de pós-graduação, conquistando amigos e discípulos. Foi reconhecido como filósofo da esperança não porque a estudou, mas porque soube aplicá-la com sabedoria na sua mundivisão. Ex-presidente da sociedade internacional de filósofos católicos, foi amigo dos últimos Papas, sobretudo de João Paulo II", escreveu.

Padilha nasceu em abril de 1928 na capital do Rio. Formou-se bacharel em Filosofia e Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio);  foi diplomado em Ciências Sociais pelo Instituto de Direito Comparado da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; licenciado em Filosofia pela Universidade Federal Fluminense; e doutor em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Tarcísio fazia parte da ABL desde 1997. Ele ocupou o cargo de presidente entre 2000 e 2001. Com a morte dele, são cinco o número de vagas que estão abertas na Academia. 

Matérias relacionadas:

Ex-embaixador Paulo Tarso Flecha de Lima morre aos 88 anos em São Paulo

Gilberto Gil confirma sua candidatura para a Academia Brasileira de Letras

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp