Personalidade

Carlinhos Brown critica retirada dos jegues da Lavagem do Bonfim

Publicado em 16/01/2013, às 16h19   Elena Martinez (Twitter: @ElenaMartinez)


FacebookTwitterWhatsApp

A decisão provisória que foi dada pelo Tribunal de Justiça contra a presença de animais nas festas populares de Salvador foi criticada pelo cantor e compositor, Carlinhos Brown durante a coletiva de imprensa, que aconteceu na terça-feira (15), no Museu do Ritmo, no comércio. O cacique aproveitou o evento e se pronunciou sobre a perda das tradições, nos festejos religiosos da capital baiana.

De acordo com Brown, os jegues não deveriam ser retirados da Lavagem do Bonfim. “O jegue é um personagem da festa, uma representação simbólica da Lavagem. O que deveria ser feito é criar um carro alegórico que carregasse esses animais”, criticou.

Segundo o compositor, as festas da Bahia tem um viés religioso que está se perdendo para o evento meramente comercial. “O que atrai os turistas são as tradições baianas, descendentes dos povos afrodescentes, não podemos deixar que essas figuras representativas percam seus espaços nestes cenários festivos, senão todas as lavagens acabam se tornando em ensaios e não podemos mais ensaiar, queremos mostrar a cultura da Bahia para mundo”.

Foto: Roberto Viana // Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp