Personalidade

Papa Francisco rejeita luxos e pode indicar fim do tempo dos papas ‘reis’

Imagem Papa Francisco rejeita luxos e pode indicar fim do tempo dos papas ‘reis’
Sumo pontífice não usa vestes luxuosas de Bento 16 e acha apartamento no Vaticano grande demais  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 17/03/2013, às 19h06   Redação Bocão News (@bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A eleição do primeiro jesuíta como Papa da Igreja Católica pode simbolizar que muito do que se tornou tradição na religião e é visto com maus olhos por todo o mundo está perto de chegar ao fim. Francisco está no cargo há apenas poucos dias, mas as atitudes que tem tomado indicam que seu estilo será reaproximar o fiel da Igreja e que muito da pompa e circunstância que a entidade ostentava dereá acabar.
Um exemplo ocorreu logo após a eleição do cardeal Jorge Bergoglio no Vaticano. O Mestre de Cerimônias ofereceu a Francisco as vestes de couro vermelho usadas pelo emérito Bento 16, sinal da autoridade e importância do cargo. Elas, porém, foram recusadas pelo novo líder. “Não, obrigado, monsenhor”, teria afirmado o papa Francisco. “Você pode vesti-la. O Carnaval acabou!”, disse. A atitude deixou muitos perplexos.
Outra atitude aconteceu no momento que o Papa chegou aos seus novos aposentos oficiais. O apartamento era usado pelo antecessor e fica localizado no Palácio Apostílico e, quando foi mostrado a Francisco, este ficou assustado e ressaltou que o espaço era imenso e, portanto, desnecessário. “Há espaço para 300 pessoas aqui”. Além disto, Bergoglio aproveitou um momento de distração de seus pares e, logo após a eleição, foi de volta ao hotel onde estava hospedado em Roma para buscar seus pertences e pagar sua conta. Em outro dia, também deu uma “escapadinha” e, quase incógnito, foi visitar um amigo doente na cidade.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp