Personalidade

Obra de Paulo Coelho é censurada

Imagem Obra de Paulo Coelho é censurada
O escritor quer solução urgente e mobiliza governo brasileiro  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 10/01/2011, às 17h27   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

O escritor Paulo Coelho teve seus livros censurados no Irã. O país, que vive sob o governo de Mahmoud Ahmadinejad, ainda não justificou o motivo da iniciativa. As informações chegaram ao autor via seu editor Iarash Hejazi.

Em seu blog, em inglês, Paulo Coelho afirmou que publica seus livros em diferentes editoras do Irã desde 1998. Segundo ele, o ocorrido deve ser um mal-entendido e acrescentou que espera poder contar com o governo brasileiro para resolver o problema ainda esta semana.

Ainda no blog, Paulo Coelho reproduziu na íntegra a carta do seu editor no Irã, Iarash Hejazi, lhe comunicando da censura.

"Infelizmente, fui informado que o Ministério da Cultura seguindo a orientação islâmica no Irã baniu todos os seus livros, mesmo as versões não-autorizadas publicadas por outras editoras. Meus amigos disseram que nenhum livro com o nome 'Paulo Coelho' terá autorização a partir deste momento para ser publicado no Irã", disse Hejazi.

Pelo Twitter, Paulo cobrou uma participação efetiva do governo federal.

@paulocoelho: "Meus livros banidos no Irã (vamos ver se o governo brasileiro se pronuncia)", disse no microblog.
Nesta segunda (10), a ministra da Cultura, Ana de Hollada, lamentou a decisão do governo iraninano e afirmou que vai se reunir com o ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, para analisar se o país irá se manifestar contra a decisão do Irã.



As informações são do Terra

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp