Personalidade

70 anos de João Ubaldo Ribeiro

Publicado em 17/01/2011, às 11h38   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

O escritor João Ubaldo Ribeiro completa 70 anos no próximo dia 23. Para marcar a data, a Biblioteca Juracy Magalhães Jr, de Itaparica, terra natal de João Ubaldo, programou uma série de atividades. A festa será realizada no domingo, a partir das 19 horas com participação do povo itaparicano, bem como dos parentes e amigos do escritor.

A programação especial inclui a exibição de DVD feito em sua homenagem, espetáculo de dança Beneditas, encenação da peça O Rei da Noite e apresentações musicais do Grupo Caboco Capiroba, e do cantor, músico e compositor Waltinho Queiroz.

A comemoração do aniversário de João Ubaldo faz parte do Projeto Café com Leitura, que há cinco anos movimenta culturalmente Itaparica durante o mês de janeiro.

João Ubaldo Osório Pimentel Ribeiro nasceu na Rua do Canal, em Itaparica, um boulevard que fica perto do cais de atracação dos navios que levavam veranistas para a ilha no Século XX. Já correu mundo, mas não se desvincula da sua terra natal, sendo o responsável pela projeção da cidade no cenário nacional e internacional.

Em suas obras, particularmente nas crônicas, desfilam os amigos e curiosas figuras itaparicanas, que fazem parte da sua história de vida. Jornalista, escritor e roteirista, foi diretor de Redação da Tribuna, e é ganhador do Prêmio Camões, o mais importante da língua portuguesa.

Seus romances “Sargento Getúlio”, “O Sorriso do Lagarto” e, principalmente, “Viva o Povo Brasileiro” estão entre os maiores sucessos literários brasileiros no país e no exterior. Alguns das suas obras viraram tema de samba enredo em escolas carnavalescas do Rio de Janeiro, além de servirem de roteiro para novela de televisão e filmes de longra-metragem.  “A casa dos Budas Ditosos”, foi proibido em algumas redes de livrarias brasileiras. 

O Café com Leitura é um projeto da Fundação Pedro Calmon/SecultBa que, por meio da Biblioteca Juracy Magalhães Jr, busca despertar o hábito da leitura ao tempo em que promove oportunidade de convivência entre moradores e veranistas de Itaparica,  aproveitando o amplo espaço externo da biblioteca, iblioteca sempre foi um espaço usado por João Ubaldo para absorver conhecimentos e realizar algumas das suas obras.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp