Personalidade

Após recaída, Nelson Mandela segue internado em estado grave

Divulgação
Ex-presidente sul-africano foi internado novamente na manhã deste sábado (8)  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 08/06/2013, às 19h08   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela segue "em estado grave, mas estável", após ter sido internado na manhã deste sábado (8) em um hospital da cidade de Pretória. Mandela teve uma recaída consequente de uma infecção pulmonar.

O porta-voz da Presidência da África do Sul, Mac Maharaj falou mais sobre o caso. "Seu estado é o mesmo que o mencionado na declaração emitida anteriormente", disse Maharaj, citado pela agência de notícias sul-africanaSapa, poucas horas depois do anúncio oficial sobre a hospitalização de Mandela, de 94 anos.

"Por volta da 1h30 de hoje (20h30 de sexta-feira em Brasília), seu estado se deteriorou e ele foi levado a um hospital de Pretória", diz a nota divulgada no começo da manhã. "O ex-presidente está sob cuidados e os médicos estão fazendo todo o possível para que melhore e se sinta bem", acrescenta o texto.

Ainda segundo o comunicado, o presidente Jacob Zuma "deseja a Madiba (como Mandela é conhecido popularmente em seu país) uma rápida recuperação e pede à imprensa e aos cidadãos que respeitem sua intimidade e a de sua família".

Após o anúncio da internação de Mandela, alguns partidos e organizações sul-africanos expressaram solidariedade ao líder da luta contra o apartheid. Jackson Mthembu, porta-voz do partido Congresso Nacional Africano (CNA), que está no poder, desejou a Mandela, através de um comunicado, os "melhores desejos de uma rápida recuperação, de modo que receba alta em breve e volte aos cuidados e à comodidade de sua casa". No mesmo tom se manifestaram o Congresso Sul-Africano de Sindicatos (Cosatu), principal central sindical do país, e o Partido Comunista da África do Sul.

Além disso, o executivo-chefe da "Proudly South African" (uma campanha de promoção de produtos sul-africanos), Leslie Sedibe, disse que Madiba está em seus "pensamentos e orações".

O ex-presidente já precisou ser internado em março com o mesmo problema de saúde e recebeu tratamento intensivo durante dez dias, até receber alta em 6 de abril.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp