Personalidade

Black Friday: Polícia Civil orienta consumidores para evitar golpes; saiba mais

Joilson Cesar/BNews
Polícia Civil alerta população contra as fraudes que ocorrem no mercado  |   Bnews - Divulgação Joilson Cesar/BNews

Publicado em 25/11/2022, às 14h34   Osvaldo Barreto


FacebookTwitterWhatsApp

A Black Friday é um evento anual que visa ofertar aos consumidores oportunidades para realizar compras com descontos. Mas, a busca pelo "sonho de consumo" pode se transformar em uma grande dor de cabeça e por isso o consumidor deve estar atento. 

Nesta sexta-feira (25), o diretor do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), delegado Arthur Gallas, apresentou orientações e alertas aos consumidores em relação a golpes comuns nesse período.

"Os golpes têm aumentado de forma significativa e neste período de Black Friday há um incremento também. Então, nós aproveitamos esse momento para passar algumas dicas ao consumidor, para que ele tenha mais atenção na hora de fazer compras, principalmente compras ligadas virtuais", disse o delegado. 

A Polícia Civil também chama atenção para que consumidores utilizem sites, como o do Governo Federal e o Reclame Aqui, para que checar ocorrências registradas contra as empresas que pretendem comprar. Além disso, o delegado chama atenção também para o consumidor verificar se a empresa com que negocia tem CNPJ ativo e serviço de SAC ativo.

Golpes com Boleto e Pix

O delegado Arthur Gallas chama atenção dos consumidores ficarem atentos com compras efetuadas nas modalidades de boleto e PIX. "A orientação da Polícia Civil é que sempre seja verificado se a destinação do boleto está em nome da empresa que você está realizando a compra, se apresentar um nome diverso ou de uma pessoa física é um indicativo forte que é um golpe. No mesmo sentido em relação ao PIX". 

Golpes do Frete

Outra modalidade de fraude identificada pela Polícia Civil da Bahia é a relacionada ao serviço de frete. "O consumidor efetua a comprar e não se atenta para questão do frete. Quando finaliza compra o valor do frete está mais caro que o valor do próprio produto.", chamou atenção o delegado.   

Desconto enganoso

O diretor do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP) alerta também para prática da publicidade enganosa relacionadas a oferta de descontos. "A dica que a gente que dá é que seja feita uma pesquisa anterior para verificar se o valor do produto está sendo ofertado com desconto. Nesse caso temos a falsa propaganda, um crime contra o consumidor e a gente orienta para o consumidor procure a delegacia de defesa do consumidor ou a de crimes virtuais para registrar a ocorrência", disse. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp