BNews Pet

De crise alérgica à morte do animal: Entenda de uma vez os riscos ao dar chocolate para cães e gatos

iStockphoto/Getty Images
A carinha que nosso amigo peludo faz enquanto saboreamos um delicioso chocolate derrete nossos corações, mas não podemos ceder  |   Bnews - Divulgação iStockphoto/Getty Images

Publicado em 01/04/2021, às 10h45   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

A carinha que nosso amigo peludo faz enquanto saboreamos um delicioso chocolate derrete nossos corações, mas não podemos ceder ao pedido feito por meio daqueles olhos brilhantes.

Isto porque o chocolate, principalmente o escuro, contém teobromina, uma substância que faz um grande estrago no sistema nervoso de cães e gatos. Dependendo do porte do animal, da quantidade ingerida, e da sensibilidade dele ao alimento, o pet pode até mesmo entrar em coma e morrer.

Segundo o médico veterinário Wanderlon Camões Nunes, o chocolate pode provocar crises alérgicas, aumento da pressão arterial, taquicardia, arritmia, tremores e convulsões. Os sintomas podem começar de 6 a 12 horas após a ingestão. Os animais de pequeno porte são os mais afetados, pois uma menor quantidade de chocolate poderá causar sintomas devido ao baixo peso corporal.

“Sim, não é mito, é verdade. O chocolate contém teobromina [presente no cacau], nociva para os pets. Ocorre que, muitos tutores por desconhecimento acabam oferecendo, podendo causar consequências a saúde do animal”, explica ao BNews.

Também vale deixar este doce em locais de difícil acesso, como armários e prateleiras altas. Mas caso ocorra ingestão acidental, o especialista faz algumas recomendações. “O tutor deve ficar atento a sinais como: vômito, diarreia, tremores, apatia, depressão. Caso ocorra qualquer desses sinais, o animal deve ser levado imediatamente ao médico veterinário”, alerta.

O veterinário reforça que o consumo de chocolate, bem como de outros alimentos com alto teor de açúcar, predispõe aos pets a cáries e outros problemas dentários.“Deve ser evitado também oferecer alimentos ricos em açúcar pois trazem prejuízos como obesidade, cárie e tártaros”, detalha.

Então, fica o alerta do especialista: nada de oferecer aos nossos amigos de quatro patas bolo, sorvete e doces em geral.

Leia mais
Saiba como prestar os primeiros socorros em casos de acidentes e situações inesperadas com o pet

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp