BNews Pet

Saiba como transportar seu pet com segurança dentro do carro

Reprodução/Youtube
Segundo especialista, o animal nunca deve viajar no banco da frente  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Youtube

Publicado em 02/04/2021, às 02h00   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Assim como os tutores, os animais de estimação também devem viajar com segurança dentro do veículo para não causar acidente nem levar multas. Um animal solto no carro pode sofrer uma queda da janela ou mesmo distrair o motorista. E, o resultado disso pode ser um grave acidente.

Segundo a Royal Society for the Prevention of Accidents, entidade britânica que visa prevenir diversos tipos de acidentes, uma batida a 50 km/h faria um cão de 22,5 kg ser atirado contra o motorista com peso equivalente ao de nove homens de 76 kg, ou seja, 684 kg.

Neste contexto, a médica veterinária Flávia Sampaio, alerta que o pet nunca deve viajar no banco da frente. “Ainda que seja no colo, pois caso haja algum impacto terá o risco de ele ser arremessado contra o vidro ou bruscamente contra o banco se acionar o airbag”, afirma ao BNews.

A veterinária reforça que o ideal é que o gato ou cachorro fique acomodado no banco de trás, com o cinto de segurança ou numa caixa de transporte.

Lei
O transporte de animais em veículos é permitido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), mas traz alertas. No artigo 252, indica que “dirigir transportando pessoas, animais ou volume à sua esquerda ou entre os braços e pernas” é uma infração média e gera multa de R$ 130,16, e soma quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Já no artigo 235, é destacado que “conduzir pessoas, animais ou carga nas partes externas do veículo, salvo nos casos devidamente autorizados” é infração grave, punível com multa de $ 195,23 e o motorista leva 5 pontos na CNH. Além disso, o carro é retido para transbordo. Na prática, isso significa que só será possível seguir viagem se o animal for retirado e transportado de acordo com a lei.

Defina o modo como ele será transportado

A primeira opção é utilizar um cinto de segurança para cachorros entre 5 e 50 kg. O cinto envolverá o peito, costas e ombros do seu animalzinho, e, isso pode desagradá-lo. A segunda opção seria a utilização da grade divisória dentro do veículo. Ela deve ficar posicionada para afastar os passageiros do seu pet. A terceira opção é a caixa de transporte. Muito utilizada porque é indicada para animais de até 50 kg. No entanto, alguns especialistas recomendam que só seja usada para animais de até 25 kg.

Confira abaixo algumas recomendações para uma viagem segura e confortável na companhia do nosso amigo de quatro patas:

  • O animal deve ser transportado apenas no banco de trás. Ao dirigir o carro, tenha a noção de que o pássaro é tão frágil quanto um bebê;
  • Trabalhe o psicológico do animal. Não basta apenas acomodar o animal dentro do carro, faça treinamentos. Faça ele entrar e sair do carro e dê um petisco como recompensa, assim ele vai associar viagem a algo bom;
  • O animal não pode viajar de estômago cheio. A última refeição deve ser ministrada três horas antes da viagem;
  • Alguns animais enjoam na viagem. Além do desconforto físico, o animal associará as viagens de carro a algo negativo. Uma forma de amenizar essa situação é evitar movimentos muito bruscos no volante. Em casos extremos, é possível a indicação de um remédio para tratar o enjoo a um veterinário;
  • Para tutores de gatos. Uma boa dica é inserir dentro da caixa de transporte o tapete higiênico no caso de o animal fazer suas necessidades fisiológicas;
  • Aves, hamsters e outros animais pequenos devem estar também dentro de gaiolas específicas para a espécie, cobertas com um pano fino, para diminuir o estresse;
  • Não deixe o ambiente quente ou frio demais porque as aves e os animais em geral não gostam. Se possível, faça a viagem em um horário em que não seja muito quente. Uma possibilidade é ligar o ar condicionado ou abrir as janelas;
  • Faça paradas quando achar necessário, mas estacione em lugares menos movimentados e sem excesso de luz;
  • Ao chegar ao local de destino, demonstre que você está feliz com o comportamento do animal.
  • Certifique-se que seu pet está identificado. Plaquinhas de identificação são como o RG dos pets. É importante que você tenha uma presa a uma coleira. Leve também o cartão de vacinação.

Você quer mesmo levar seu cachorro na viagem?
As viagens podem deixar os animais muito estressados e até prejudicar a saúde dele. Por isso, o tutor deve considerar algumas alternativas, como deixar o pet com um amigo ou familiar. Outra opção é deixá-lo em um hotel especializado em animais. É um gasto extra, mas não deixa de ser um dinheiro bem investido.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp