BNews Pet

Entidade de proteção a animais denuncia maus-tratos a cães na UFMG

Divulgação
Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 25/06/2021, às 10h27   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Uma entidade de proteção aos animais, BastAdotar, denunciou que cães abrigados no canil da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) estariam sofrendo maus-tratos, além de estarem abrigados em situação degradante, fétidos e sem incidência de luz solar. As informações são do jornal Estado de Minas.

Segundo a reportagem, a entidade solicitou na manhã desta quinta-feira (24) providências à Comissão de Ética da UFMG no Uso de Animais (CEUA). A entidade de proteção aos animais, criada e atuante na UFMG, é integrada por professores, alunos e funcionários. A correspondência também foi encaminhada em cópia à Reitoria, à diretoria do ICB e à Ouvidoria da instituição. 

De acordo com a entidade, algumas denúncias chegaram e foram encaminhadas em fevereiro e abril. A presidente da BastAdotar, Mailce Mendonça Mendes, disse que houve respostas às primeiras denúncias, mas que o problema não foi resolvido. Ela e uma estudante de massoterapia, Nina Maria do Carmo, de 26 anos, estiveram no local recentemente e constataram a "situação crítica." 

"Estivemos lá pela manhã e à tarde. Em nenhum momento, havia sol no local. Muitos cães em espaços pequenos, pouca iluminação e um terrível mau cheiro. Alguns deles estavam com curativos e outros com ferimentos expostos. Eles latiam muito".

A universidade se manifestou por meio de nota. Leia a íntegra:

Em nota, "a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) confirma o recebimento de carta denúncia sobre a situação das instalações de animais que participam de atividades de pesquisa realizadas pela Instituição e está apurando a situação relatada. A Universidade informa que todas as atividades envolvendo experimentos com animais, bem como procedimentos necessários e suas instalações, são devidamente cadastradas no Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea) e objetivam atender a todos os padrões éticos, sanitários e legais que regulamentam esta atividade. Além disso, essas atividades têm o acompanhamento constante da Comissão de Ética no Uso de Animais (Ceua) da UFMG.

Em relação aos dois canis do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) mantidos no Campus da Pampulha, a UFMG informa que são higienizados diariamente, sete dias por semana, com uma área de alimentação, outra área protegida para descanso dos animais e solário em todas as baias. Para evitar o estresse desses animais, o acesso às instalações é restrito, conforme a legislação e normas técnicas. E como se trata de ambiente controlado, o canil é telado, evitando a entrada de insetos e a contaminação dos animais por patógenos, em acordo com o que presume a regulamentação vigente, bem como os padrões éticos e de cuidados com esses animais, fundamentais para o avanço da pesquisa.

A Universidade ressalta ainda que, desde que foi publicada a Resolução Normativa Nº 41 do Consea, que trata exclusivamente de "Cães e Gatos domésticos mantidos em instalações de instituições de ensino ou pesquisa científica", em 25 de julho de 2018, vem trabalhando para o seu atendimento. De acordo com o inciso V do caput do Artigo 5º da Lei n° 11.794/2008, publicado em 25 de julho de 2018, as instituições têm o prazo de cinco anos para compatibilizar suas instalações físicas às exigências dessa Norma.

Em um dos canis do ICB atualmente estão sendo realizadas adequações de ordem técnica, preservada a integridade dos animais ali mantidos. Já o segundo canil do ICB, cujas fotos seguem em anexo, apresenta-se em estágio mais avançado e evidencia os esforços do Instituto no cuidado com os animais".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp