BNews Pet

Filho de merle, sim! Cãolunista homenageia o pai e explica o que é ser merle

Arquivo Pessoal
Entenda o porquê o cruzamento de merles pode ser arriscado para o pet  |   Bnews - Divulgação Arquivo Pessoal

Publicado em 06/08/2021, às 05h55   Oreo, o Cãolunista


FacebookTwitterWhatsApp

Sou merle. E sou merle com muito orgulho!! Não me importo quando dizem que Atheninha não pode namorar comigo, porque eu tenho gene merle. Tudo bem, a gente pode ser amigo! Vou contar aqui a minha história, que começou quando a minha mãe escapou durante um cio. Eita, danadinha!!

Aí, já viu, né?! Minha mãe encontrou meu pai e...eu nasci (eu e meus quatro irmãos). Acontece que meus pais são merles. Os dois!! Então, eu tenho um irmão que tem deficiência auditiva. Até hoje, ninguém identificou nenhuma doença em mim, mas nem sempre é assim, e eu vou explicar pra vocês.

Antes de entrarmos nesse assunto de genética (aiii, que saco estudar - mentira, crianças!!), eu quero fazer uma homenagem a meu pai cachorro, o Blue. Ele é elegante e eu quero ser igual a ele quando crescer. Meu papai tem cara de brabo, mas era muito carinhoso comigo quando eu morava com ele. Minha mãe também, claro! E eu puxei dela a cara de doidinho! Do meu pai, herdei as patas compridas e a elegância (sou lindo), além da pelagem.

Eu sou um cão merle! Mas, o que isso significa? Bem, humanos, o gene merle atua na pigmentação da melanina, levando a uma distribuição e diluição completamente aleatória do pigmento preto e suas variantes no pêlo canino. Os cães merles, muitas vezes, apresentam, além da pele manchadinha, olhos em cores diferentes, a chamada heterocromia  (eu não tenho. Meus olhos são verdes, os dois).

Mas, a minha pele e o meu pêlo são manchadinhos, e isso se deve ao meu gene merle. A cor merle é uma característica dominante, então, os cachorros que possuem uma cópia do gene merle (Mm) têm esse padrão, enquanto os que possuem duas cópias do gene normal (mm) não possuem a cor diluída do pêlo.

O grande problema é quando a cópia apresenta duplo gene dominante homizigoto (MM), os chamados duplo merles, que é o meu pai. Nesse caso, ele tem os genes MM, enquanto a minha mãe possui Mm. Logo, a minha ninhada poderia ter cachorros merles (Mm), que sou eu, e os duplo merles (MM), como o meu irmão Thor (que é maravilhoso demais!!).

Acontece, gente, que nós, merles, chamamos muita atenção nos lugares, porque somos MUITO lindos, geralmente com olhos claros, pêlos sedosos e manchadinhos. Somos as coisas mais fofas do mundo. Então, muitos humanos saem em busca de cachorros merles. O problema é que eles querem procriar nessa mesma linha, com filhotes merles, e aí existem alguns riscos.

Por isso, se você é mãe ou pai de merle e quer que ele procrie, procure saber bem quem é o par, porque se o outro cachorro ou cadela for também merle, há risco. Se a metade da laranja não for merle, ou seja, for mm, aí deixa o seu amigo peludo se esbaldar e ser feliz!!

Visão e audição
Se na gastronomia o M&M é bom, quando a gente fala de cachorro, ter genes MM é arriscado. Se ligue!! Os chamados douple-dapple são cães que nascem sob essa condição e quase nada se parecem com merles. Ou seja, na maioria das vezes, são cachorros da cor totalmente branca (sem manchinhas no pêlo) e, se o aspecto albino tem o seu charme, é necessário saber que existem chances de seu pet ter problemas de saúde.

Os cachorros merles têm 2,7% de chance de serem surdos de um ouvido e 0,9% de ambos. Entre os cães duplo merle (MM), estas taxas são ainda maiores, respectivamente, 10% e 15%, um aumento significativo. Além disso, humanos, filhotes de pais merles podem desenvolver a microftalmia, uma doença que afeta a visão, podendo levar à cegueira.

Eu conversei com os responsáveis por um canil de border collies aqui em Salvador e o tema foi, justamente, sobre os cães merles. Eles me disseram que um filhote duplo merle pode desenvolver, além da surdez e da cegueira, outros problemas, como a esterilidade e a epilepsia.

Por isso, ao reproduzir cães merles conscientemente, vocês, humanos, estão adotando uma postura irresponsável. Isso mesmo!! Estão priorizando a beleza física em detrimento do bem-estar do animal.

Dessa forma, humanos, espero que eu tenha ajudado vocês a entenderem o porquê eu sou tão maravilhoso e lindo. Além disso, espero também que vocês tenham aprendido, caso precisem cruzar um cachorro merle, sobre a importância de saber as questões genéticas do parceiro ou da parceira, para evitar esses problemas na ninhada. 

E, para quem diz que são quase nulas as chances de o filhote de duplo merle ter problemas de saúde, eu só digo uma coisa: a chance de se ganhar na mega-sena com seis números é de 1 em 50.063.860 e, mesmo assim, a minha humana gasta dinheiro com a loteria toda quarta e sábado. Por hoje é só! Feliz dia dos pais, seja você pai de humano, pai de pet ou de ambos!! Fui!!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp