BNews Pet

Os cães enxergam em preto e branco? Entenda como funciona a visão do seu pet

Pixabay
Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 23/08/2021, às 07h00   Laiz Menezes


FacebookTwitterWhatsApp

Se você tem um cachorro em casa e tem o costume de levá-lo para lugares bonitos, como praias, com certeza já se perguntou se o seu cãozinho enxergava as cores tão bonitas e nítidas quanto você ou se ele via o mundo todo em preto e branco. Para solucionar essas questões, o BNews conversou com um especialista para entender como funciona a visão do seu amigo de quatro patas. 

O médico-veterinário Joab Carvalho explica que o cachorro consegue, sim, enxergar as cores, mas que a visão desse pet é um pouco diferente da dos humanos. Segundo o profissional, a visão dos cães é basicamente formada por dois tipos de receptores na sua estrutura ocular, que são os bastonetes e os cones. 

"Os bastonetes são responsáveis pela percepção da luminosidade, já os cones são responsáveis por enxergar as cores e, com isso, desmentimos o mito de que os cães só enxergam preto e branco", afirmou o médico. 

De acordo com Joab, a visão dos caninos é um pouco limitada em comparação com a nossa em relação à nitidez, pois geralmente eles enxergam nitidamente até seis metros de distância e os seres humanos conseguem ver, em  média, com uma distância de 22 metros. O médico explica que isso acontece pela formação de receptores que criam a estrutura do olho que apresenta mais bastonetes e, com isso, os cães acabam enxergando mais luminosidade e menos cones.

Leia mais:

Entenda por que não pode bater no vidro dos aquários; especialista explica forma correta de cuidar dos peixes

Especialista explica como cuidar de filhotes de gato que estão sem a mãe
Aprenda a identificar os sinais que apontam um gato estressado e como ajudá-lo
Saiba como prestar os primeiros socorros em casos de acidentes e situações inesperadas com o pet
Você sabe por que o seu cachorro fica com a língua para fora?

"Mesmo enxergando menos as cores e com pouca nitidez, os cães não são míopes como alguns pensam. Vale lembrar também que a miopia é um problema que pode sim apresentar-se nos pets, mas não em todos", declarou o profissional. 

Já em relação à visão noturna, o médico destaca que como a formação ocular dos cães tem a presença de um número maior de bastonetes, que captam mais luminosidade e, por isso, os cães enxergam melhor a noite em comparação com os humanos  

Doenças no olho do pet
O especialista explicou que existem vários problemas que podem acometer a visão dos cães, como conjuntivite, que apresenta vermelhidão e lacrimejamento; ceratoconjuntivite, que é uma deficiência na produção lacrimal ocasionando o ressecamento da córnea; protrusão da terceira pálpebra, conhecida também como olho de cereja que ocorre a exposição da terceira pálpebra presente no olho; glaucoma, que é formado com aumento da pressão do olho e catarata, que apresenta uma coloração azulada ou branca no olho e pode causar até cegueira. Mas, o especialista ressalta que todas essas doenças possuem tratamento e a melhor forma de diagnóstico é através do médico-veterinário. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp