BNews Pet

Você sabe quais os problemas de saúde mais comuns em pit bulls? Especialista explica

Pixabay
Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 14/10/2021, às 11h00   Laiz Menezes


FacebookTwitterWhatsApp

Os pit bulls carregam a fama de serem maus e agressivos, mas, na verdade, são ótimos animais de companhia. E, se você deseja adotar esse pet, precisa se informar sobre a personalidade do animal e suas doenças mais comuns.

O médico-veterinário do Mundo Pet Vladimir Lênin Freitas listou para o BNews ressaltou que esses cães não são nada agressivos, mas que o condicionamento e treinamento realizados pelo tutor pode causar uma agressividade que não é da raça, mas sim desencadeada pelo manejo. 

Leia também: 

Com relação às doenças mais comuns nos pit bulls, o especialista explica que o excesso de peso e exercício em excesso podem causar alguns problemas de saúde nesses animais, como a displasia coxo-femural e luxação de patela. “Essa última está muito ligada a exercícios sem um devido acompanhamento técnico. Assim como em nós seres humanos, o exercício sem orientação pode trazer sérios danos ao paciente”, ressaltou o médico-veterinário. 

Lênin ressalta que os pit bulls, assim como todos os bulls,  têm predisposição a doenças articulares decorrentes de exercícios físicos e problemas de coluna devido à estrutura morfológica física desses animais.

Problemas de saúde mais comuns dos pit bulls segundo lista de Lênin Freitas

1. Displasia coxo-femural

A displasia coxofemoral canina é uma doença hereditária de má-formação genética, com degeneração da articulação do quadril dos cães e que envolve principalmente estruturas como a cabeça do fêmur, a cápsula articular e o acetábulo. A doença também pode ser agravada de acordo com o ambiente em que o pet vive e pode ser identificada quando o cachorro começa a ter dificuldade para realizar movimentos simples, como caminhar, correr, levantar e até sentar por causa da dor. 

2. Lábio leporino

O lábio leporino é uma malformação congênita da face, causando abertura deformada nos lábios superiores do animal. 

3. Deslocamento de rótula ou luxação da rótula

A luxação é um deslocamento do sulco troclear. Esse deslocamento pode ser medial ou lateral e ainda ter diferentes origens como: congênita, de desenvolvimento ou traumática.

4. Doença do ácaro Demodex Canis

É uma doença parasitária causada pela excessiva proliferação de ácaros Demodex canis no interior dos folículos pilosos relacionados a fatores genéticos ou imunitários. 

5. Demodicose

A demodicose é também conhecida como sarna demodécica, sarna folicular ou sarna vermelha. É causada pelo ácaro Demodex canis, um ácaro escavador, que se localiza nos folículos pilosos e glândulas sebáceas. A transmissão ocorre da mãe para os filhotes lactentes por meio do contato direto.

6. Alergias a substâncias – Atopia

A dermatite atópica é uma predisposição genética para desenvolver sintomas alérgicos após exposição repetida a alguma substância.

Alimentação

É importante ressaltar que não se deve alimentar um cachorro da raça pit bull de forma desregulada com o objetivo de ganho de massa muscular para que o cão se encaixe no “padrão musculoso”. Lênin recomenda que todos os animais de estimação passem pelo manejo nutricional realizado por um médico-veterinário, pois é assim que se avalia a necessidade de introdução de produtos ou ingredientes na dieta do animal. É importante ressaltar, por fim, que uma alimentação desbalanceada pode gerar doenças metabólicas e excesso de peso nos animais, resultando em problemas articulares ou em dores na coluna. 

Leia mais em BNews Pet:

Acompanhe o BNews PET também no Instagram

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp