BNews Pet

Cachorro cego salva garota de afogamento em riacho

Reprodução/Arquivo Pessoal
Norman sofre de atrofia da retina. Trata-se de uma doença progressiva e ainda sem cura, que leva à degeneração dos receptores de luz localizados nos olhos e, posteriormente, à cegueira  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Arquivo Pessoal

Publicado em 03/11/2021, às 13h00   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Um cachorro da raça retriever do Labrador, que foi abandonado nas ruas dos Estados Unidos e recolhido posteriormente por uma equipe de resgate, que o deixou em um abrigo, estava destinado a eutanásia. De acordo com a legislação local, os animais recolhidos, depois de um prazo predeterminado, caso não encontrem candidatos à adoção, podem ser sacrificados.

Annette e Steve MacDonald  um casal de Seaside, uma pequena cidade no Oregon, noroeste dos EUA, visitou o abrigo que havia acolhido Norman e ficaram impressionados com a beleza e a docilidade do retriever do Labrador. Annette conta que sabia que queria levar Norman para casa logo que o viu pela primeira vez.

Em poucos dias, Norman estava em sua nova casa. O clima na cidade é temperado, mas o retriever do Labrador adorou passear nas praias de Seaside, banhadas pelo oceano Pacífico. Na primeira visita ao veterinário, no entanto, Annette recebeu o diagnóstico de atrofia da retina. Trata-se de uma doença progressiva e ainda sem cura, que leva à degeneração dos receptores de luz localizados nos olhos e, posteriormente, à cegueira.

Norman manteve a rotina normal, apesar da cegueira. A saúde do cachorro estava em dia e não havia nada que o impedisse de continuar brincando e divertindo a família. Um dia, Annette levou Norman em um dia ensolarado a um piquenique à margem do Necanicum. Trata-se de um riacho estreito e curto em Seaside.

Ao chegar no riacho, a conduta do cachorro mudou totalmente, Norman ficou ansioso no carro e, assim que Annette estacionou, ele pulou e correu para longe. A tutora ficou preocupada e correu atrás do cachorro. Sem enxergar nada, ele poderia facilmente se meter em encrencas.

Como se conhecesse o local, Norman saltou decididamente na correnteza do Necanicum. Annette não sabia o que pensar ou fazer, até que começou a ouvir gritos.

Lisa Nibley, uma garota de 15 anos que morava na região, estava em apuros. Ela estava acostumada a nadar no rio, mas, naquele dia, a correnteza mais forte a estava arrastando em direção à foz.

Sem enxergar, Norman se orientou pelos gritos de Lisa. Enquanto a correnteza arrastava a garota na direção do mar, o cachorro lançou-se bravamente no rio.

Na margem, Annette orientava Lisa a continuar gritando, para orientar Norman. Finalmente, o cachorro conseguiu chegar até a garota, que se agarrou firmemente à coleira. Ouvindo a voz da tutora, o retriever do Labrador nadou de volta à margem do rio, trazendo Lisa em segurança.

A história do salvamento de Lisa foi dramatizada em um episódio do programa de TV “Unsolved Mysteries”, produzido pela rede americana CBS, atualmente disponível em streaming. No documentário, a ênfase é sobre os motivos misteriosos que levaram Norman a saltar na correnteza para salvar Lisa.

Leia mais em BNews Pet:

Acompanhe o BNews PET também no Instagram

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp