Polícia

Amigos de Fernando Baiano dizem que ele viajaria para a Europa, afirma jornal

Imagem Amigos de Fernando Baiano dizem que ele viajaria para a Europa, afirma jornal
Lobista é procurado pela Interpol por suposta participação em esquema de desvio de dinheiro na Petrobras  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 16/11/2014, às 06h28   Redação Bocão News (Twitter: @BocaoNews)



Na sétima fase da Operação Lava Jato, desencadeada pela Polícia Federal, diversos mandados de busca e prisão foram expedidos e alguns executivos de empreiteiras foram presos nessa sexta-feira (15). Um dos procurados é o baiano Fernando Antônio Falcão Soares, conhecido como Fernando Baiano e que seria um elo entre políticos e a Petrobras. A função dele no esquema de desvio de dinheiro seria intermediar a contratação pela petrolífera de fornecedores e prestadores de serviços indicados por políticos.

Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, na estatal o lobista tinha como contatos o ex-diretor Paulo Roberto Costa e Sérgio Machado, presidente licenciado da Transpetro. Ele seria ligado no PMDB ao deputado Eduardo Cunha (RJ), postulante a presidente da Câmara Federal para o ano que vem, mas o parlamentar nega conhecer o agora foragido.

De acordo com a PF, os contratos feitos com a intermediação de Baiano seriam superfaturados e parte do dinheiro seria repassada a políticos.

Ainda segundo a Folha, meses atrás, o lobista disse a amigos que viajaria para a Europa e ficaria lá por um bom tempo. Ele também estudava fazer um acordo de delação premiada com a Procuradoria.

Nota originalmente publicada às 11h24 do dia 15/11

Leia mais:
Operação Lava Jato: Relação de mandados de prisão inclui baianos
Polícia Federal começa a ouvir neste sábado executivos presos na Lava Jato

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp