Polícia

Feira: dono de creche conveniada à prefeitura é preso acusado de abusar criança

Publicado em 20/08/2015, às 19h10   Tony Silva (twitter: @Tony_SilvaBNews)



O responsável por uma creche localizada no bairro de Conceição, em Feira de Santana, identificado como Jonas Souza de Jesus, de 55 anos, foi preso, na manhã desta quinta-feira (20), acusado de abusar sexualmente de uma criança de 11 anos. A prefeitura da cidade mantém um convênio com a associação Parque Brasil há mais de 20 anos, onde funciona uma escola municipal e a creche onde teriam ocorrido os abusos.Conhecido como “Tio Jonas” foi levado por policiais civis da Delegacia do Adolescente Infrator (DAI) e Delegacia Especializada de Repressão a Crimes contra a Criança e o Adolescente (Derca). A ação foi coordenados pela delegada Milena Calmon. 
Apesar dos relatos apontarem 'Tio Jonas' como diretor da creche, a Secretaria de Educação de Feira de Santana, negou que ele atue na instituição. Em contato com o Bocão News, a secretária da pasta, Jayana Ribeiro informou que o convênio entre a prefeitura e a associação Parque Brasil se restringe ao aluguel de imóveis que pertencem a Jonas Souza. Ainda segundo a secretária, o acusado não exerce nenhuma atividade na escola municipal e na creche que funcionam no espaço. “A gestão é feita pela Secretaria Municipal de Educação e os funcionários são servidores concursados e terceirizados pela prefeitura. Tio Jonas não tem nenhuma atuação”, informa.
A gestora da pasta ainda informou que irá aguardar os próximos encaminhamentos da Justiça para ver como ficará o convênio de alugueis. Ela disse também que independente desse processo, a prefeitura já está providenciando a construção de prédio escola no bairro Conceição em Feira e, provavelmente, em 2016 funcione em prédios próprios.
O crime
Segundo a delegada titular, Milena Calmon, após queixa da mãe da vítima, acompanhada do conselho tutelar de Feira de Santana no início deste mês, foram iniciadas investigações que duraram cerca de 20 dias. A titular relatou que foram colhidos alguns depoimentos e a criança foi entrevistada por um psicólogo. Ainda segundo a delegada, o depoimento da vítima na delegacia foi totalmente compatível com o que foi relatado para a psicóloga do Centro de Recursos de Apoio à Emergência Social (Craes). Dra. Milena Calmon também informou que o estado emocional da criança chamou a atenção quando ela chegou à delegacia com a mãe para registrar a queixa.
De acordo com matéria do site Acorda Cidade, 'Tio Jonas' negou o crime e disse que nunca fez esse ato com nenhuma criança. Ele disse também que a mãe da menina de 11 anos pense bem no que fez e que é a primeira vez que ele está passando por isso. Disse que nunca foi preso, nunca cometeu crime nenhum. E ainda disse que criança não mente, mas cria. Ele encerrou dizendo: "entrego a Jesus e vamos aguardar”.
Jonas está preso e à disposição da Justiça. O processo está na Vara Crime na Comarca de Feria de Santana.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp