Polícia

Entre Rios: 15 pessoas são flagradas em trabalho análogo ao escravo em fazenda

Publicado em 20/11/2015, às 05h58   Redação Bocão News (twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Cerca de 15 trabalhadores foram flagrados pelos policiais, auditores e agentes em situação análoga ao trabalho escravo, em uma fazenda, na zona rural de Entre Rios, a cerca de 128 km de Salvador, na manhã desta quinta-feira (19). Nessa modalidade criminosa, também chamada “escravidão moderna”, os trabalhadores estavam em condições sub-humanas de higiene, de trabalho e saúde. No local foram encontradas irregularidades como: alojamento coletivo sem acomodações adequadas e sem condições de estadia; banheiro para nove pessoas sem descarga e chuveiro saindo apenas gotas; panelas de comida com número incrível de mosquitos; eles teriam que ficar por quatro meses direto trabalhando nessas condições.

De acordo com nota do Núcleo de Comunicação da Polícia Rodoviária Federal (Nucom), o resgate aconteceu durante  a Operação Temática de Direitos Humanos (OTEDH), que é uma ação conjunta realizada entre o Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ministério Público do Trabalho (MPT), as Secretarias de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), do Trabalho Emprego Renda e Esporte  (SETRE) e a Polícia Civil do Governo da Bahia, que tem como principal objetivo o enfrentamento aos crimes contra os Direitos Humanos de toda natureza.

Segundo relatos dos trabalhadores: carregavam baldes de excrementos, com até 70 Kg de fezes em vasilhas sobre a cabeça, durante todo dia; andavam descalços sobre as fezes dos animais; começavam a trabalhar 3h00 da manhã e não tinham hora para parar, até quando aguentavam; a remuneração nunca dava para cobrir os custos e eles sempre continuavam devendo, pois recebiam apenas R$ 6 reais por 5 toneladas carregadas e só conseguiam no máximo R$ 30 reais por dia.

Os trabalhadores resgatados e um encarregado da fazenda foram conduzidos à Polícia Federal em Salvador.

Essa foi a primeira OTEDH  na Bahia. Inicialmente os Integrantes dos órgãos estiveram reunidos por dois dias em auditório para o nivelamento de conhecimentos técnicos, assistindo a palestras de especialistas nas diversas áreas de atuação, para somente então desencadearem as ações.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp