Polícia

Confederação de Quadrilhas Juninas foi lançada a União Baiana em Itapuã

Publicado em 07/03/2016, às 22h33   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



Neste último sábado (5) em meio a Assembleia Nacional da Confederação Nacional de Quadrilhas Juninas e Grupos Folclóricos - CONAQJ, que aconteceu no bairro de Itapuã, foi lançada a União Baiana. A nova entidade tem como objetivo principal da sua diretoria organizar e valorizar as quadrilhas juninas de toda Bahia. Entre outras finalidades também estão o registro de cada quadrilheiro, de cada quadrilha, através do I Senso de Quadrilheiros. 
E assim o registro e cadastro fiscal de cada grupo de quadrilha, para que todas estejam legalizadas e  capacitadas a receberem incentivos fiscais.
"Vamos buscar valorizar cada quadrilheiro e grupo junino no território baiano, algo que há muito tempo não existe, pois as entidades que tem aqui se preocupam mais com os concursos, e muitos grupos estão acabando. Então, queremos manter vivas as quadrilhas juninas, preservar as antigas, incentivar as novas e criar novos grupos", afirma Wattson Sant'ana, diretor da União Baiana.
Muitos projetos estão sendo elaborados pela União Baiana, um deles é a utilização da Carteirinha de Quadrilheiro Junino, que concederá ao quadrilheiro o benefício de ser conveniado com clínicas, farmácias, laboratórios, cinemas e outros estabelecimentos que dará ao quadrilheiro o desconto de 10 a 15% na utilização de seus serviços, a depender do local. 
Outra ação que a entidade realizará é a utilização de notas fiscais para repassar ajuda financeira para os grupos. 
O quadrilheiro junta uma certa quantidade de notas fiscais, estas serão repassadas para a diretoria regional, levada para a União Baiana, e a partir daí serão levadas ao governo para assim repassar os valores para cada quadrilha junina.
Sandro Oliveira, vice presidente da quadrilha Carcará do Sertão, de Euclides da Cunha, no Nordeste da Bahia, fala que na cidade não tem ninguém para representá-los, e eles se sentem desamparados. "Como ficamos sabendo do nascimento da União Baiana nos interessaramos pois não temos ninguém que nos defenda. Temos certeza que vai dar tudo certo e também certeza que tanto nossa quadrilha como a cidade terá um avanço , já que tanto na teoria como na prática estamos desamparados. Passamos dificuldades, e agora sabemos que temos direito e nos sentimos seguros com a União Baiana e Conaqj", diz o vice presidente da Carcará.
A entidade já reúne filiadas em toda região da Bahia, do Sudeste ao Norte. Ainda este ano a União Junina fará seu I concurso estadual, que definirá a campeã que irá para o IV Campeonato Brasileiro de Quadrilhas Juninas, realizado em Boa Vista, Roraima.  Até o momento, a cidade de Feira de Santana está sendo cotada para sediar o concurso. Pra se filiar, é só entrar em contato com a diretoria de cada região ou pelo site da União Baiana, que estará no ar nas próximas semanas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp